Em caso de perda ou roubo do passaporte em território internacional, a primeira coisa a se fazer é ir até o consulado ou embaixada e solicitar um substituto.
Caso você esteja em uma cidade que não possui representação brasileira é necessário que você vá até uma cidade que tenha, e se esse tipo de situação acontecer em um final de semana ou feriado, acho bom você se programar para passar alguns dias a mais na viagem.
Agora se na cidade em que você está tenha uma embaixada ou consulado as coisas ficam mais fáceis, basta você procurar pelo serviço consular, onde as pessoas saberão lidar com a situação e resolver o seu problema.
Mas como nessa vida nada é de graça para retirar um novo passaporte será necessário tirar do bolso o valor de US$160 que corresponde ao valor do novo passaporte mais as taxas.
Se o dia da sua viagem de volta está voltando é melhor ver com a companhia aérea a possibilidade de outra data, pois não existe serviço de urgência em pedidos de passaporte no exterior, assim como a data de vencimento do passaporte também será reduzida, sendo esse procedimento um critério da autoridade consular.
Se você estiver viajando nos meses de janeiro, julho ou dezembro que é o período de férias entenda que o movimento no setor de representações de passaporte serão ainda maiores e que isso irá aumentar ainda mais o tempo de espera para a emissão do novo passaporte.
O que fazer se eu perder o passaporte?
A primeira coisa a se fazer é ir imediatamente a um posto policial fazer o boletim de ocorrência se não for possível, é possível que no próprio consulado você faça uma declaração de perda ou roubo.
Como tirar um novo passaporte?
Vá até o consulado ou embaixada mais próximo de você e apresente o boletim de ocorrência, feito isso solicite um novo passaporte e realize o pagamento que será praticamente o dobro de um passaporte normal.
Quanto tempo para o novo passaporte ficar pronto?
Isso vai depender muito da época em que você está viajando e da demanda que o departamento está tendo de pedidos, mas geralmente é de sete a dez dias.
Ter um seguro de viagem me ajudará nessa situação?
Viajantes que possuem seguro de viagem tem a vantagem de ter mais assistência nestas situações, porém a assistência para a perda de passaporte em alguns momentos pode ser um pouco limitada.
Existem dois tipos de seguro e isso vai depender do que foi contratado, em um é oferecido orientações somente por telefone, o segundo oferece uma assistência mais ampla e realizam um empréstimo.
Neste caso é disponibilizado um valor pré-combinado que auxilia no pagamento da taxa, solicitação do novo passaporte, pagamento da diária no hotel para os dias a mais e pagamento da taxa da prorrogação do bilhete aéreo.
Precisarei adiar o meu retorno, terei que pagar alguma multa a companhia área?
Caso você já tenha comprado o seu bilhete de volta e terá que remarcar o dia não ficará isento da multa para a remarcação do bilhete, é a regra tarifária que define se o turista terá que pagar multa ou não.
Você tem chances de ficar isento caso tenho comprado o bilhete full fare ou seja bilhete com tarifas altas que é passagens para primeira classe ou classe executiva.
O valor do passaporte mais as taxas será cobrado em Dólar?
Será cobrado em “real ouro” que é um indicador monetário para formação de preços de taxas dos consulados e embaixadas.
A melhor maneira para evitar todo esse tipo de transtorno é deixar bem guardado o seu passaporte, em um local que você não mexa com muita frequência para não correr o risco de perde-lo.
Vocês já passaram por isso? Me contem como lidaram com a situação nos comentários.
***
***
Importante: Pensando em viajar? Não esqueça do Seguro Viagem!
- 20 maneiras fáceis de economizar dinheiro para viajar
- Como viajar para fora do país 3 vezes por ano com um salário regular?
- Tailândia: relato de viagem
- 12 técnicas incríveis para comprar passagens aéreas mais baratas
- Você será mais feliz se desapegar das coisas e ir viver experiências
- 20 dicas para planejar uma viagem por conta própria – Guia de viagem
- Seguro Viagem: Devo ou não contratar para viajar?
- 8 mitos sobre viajar sozinha que foram desmascarados
Vai Viajar?
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa.
Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking.
Compre seus passeios online e evite surpresas!
Compre seu cruzeiro pagando menos e em até 12x sem juros.
Edite suas suas fotos com 1 clique!
Você também pode gostar de:
Link permanente
Hello! I just want to give you a huge thumbs up for your great information you’ve got here on this post.
I will be coming back to your blog for more soon.
Link permanente
Thanks 🙂
Link permanente
Bacana.
Link permanente
Obrigada 😀
Link permanente
I am curious to find out what blog platform you have been working with?
I’m having some small security issues with my latest blog and I’d like
to find something more safe. Do you have any recommendations?
Link permanente
WordPress 🙂
Link permanente
Ola! Obrigado.Eu amo seu post obrigado.
Link permanente
Obrigada 🙂
Link permanente
Ola. Obrigado…Eu aprecio o esforço colocado neste site e vai visitar aqui mais vezes.
Link permanente
Obrigada pelo comentário!
Link permanente
Ola. Obrigado por compartilhar! Eu amo seu post obrigado.
Link permanente
Obrigada pelo comentário!
Link permanente
Obrigado.Eu amo o seu site !.
Link permanente
Valeu
Link permanente
Obrigado…Eu amo seu post obrigado.
Link permanente
Obrigada 🙂
Link permanente
boa tarde,
vim relatar o que aconteceu comigo em Orlando dia 20/11/2018, pois essa informações com certeza ajudará muitas pessoas.
Nosso carro foi arrombado no estacionamento da Orlando Eye e roubaram 6 passaporte, 2 meus, 2 da minha esposa e 2 do meu filho de 4 anos. foi um desespero total, pois, sei como dar dor de cabeça para conseguir nova documentação para retornar ao brasil. chamamos a policia que fez um Report (ocorrência), mas eles não entregam o report na hora, te passam um numero para vc ligar e pegar depois, fui ao consulado brasileiro em Miami (380 km de Orlando) no outro dia as 05:00 pois era quarta e na quinta era fechado por conta do feriado de ação de graças. O consulado funciona de 09:00 as 13:30, estava desesperado pois na internet tudo que li a respeito falava de no minimo 3 dias p conseguir o documento para retorno ao brasil e meu voo era na sexta as 10:00 da manha. chegando em Miami no consulado, solicitei uma ARB (Autorização de retorno ao Brasil), me pediram copias de nossos documentos (RG ou CNH), preencher uma via de passaporte que vc preenche e imprime no próprio consulado e uma foto de passaporte que tem um comercio (brasileiro) em frente que tira essa foto, paguei 50 dólares por essas fotos, esse comercio tbm preenche a via de passaporte por 40 dólares por pessoa, não aconselho pois e bem tranquilo o preenchimento. Com as copias, a via preenchida e a foto, peguei uma senha e aguardei todos que tinha horário marcado e fui o ultimo a sair por volta das 16:00 com ARB na mão (Graças a Deus).
obs: aconselho ter copias da RG, CNH, Passaporte no e-mail para qualquer imprevisto,
levar uma copia autenticada do passaporte para andar na cidade.
leve outro documento de identificação
outro detalhe, como estava somente com a ARB no Aeroporto a fiscalização e revista é bem criteriosa, chegue bem cedo no Aeroporto para não correr o risco de perder o vôo, por 3 minutos perderia o voo.
fiz o trecho Orlando/Panama/Rio de Janeiro e não tive problema na conexão no Panama.
Desculpe de falei muito, mas é para ajudar pessoas que possam passar pelo que passei.
Link permanente
Anderson que cometário maravilhoso, uma pena mesmo o que aconteceu contigo, mas o teu comentário vai ajudar muita gente! Obrigada por compartilhar e gracas a Deus que deu tudo certo!