Pensando em viajar para Cancún no México? Já sabe o que fazer lá? Essa viagem foi bem diferente das viagens com mochilão nas costas que estamos acostumados, foi a primeira vez em que ficamos em um resort all inclusive e vou contar como foi essa experiencia e como foi nossa viagem pelo caribe!
Com qual companhia aérea voamos e quanto pagamos nas passagens para Cancún no México
A viagem já começou com adrenalina, no dia da viagem o nosso passaporte ainda não tinha chegado, para quem não lembra, fizemos o visto americano e foi aprovado (para saber como foi o processo do visto, clique aqui) como o visto foi aceito, eles retém o passaporte para colocar o visto e nos mandam por sedex em casa.
Normalmente o passaporte chega em 4 dias, mas já faziam 10 e nada de chegar. Coitada da menina dos correios, liguei umas 20 vezes lá. Até que eu já estava desistindo, já estava vendo para fazer o cancelamento da viagem, o prejuízo ia ser enorme, pois já estava tudo pago. Resolvemos ligar uma última vez, e não é que tinha chego?
Ela segurou o passaporte lá para a gente ir pegar, pois se o carteiro saísse entregar poderia chegar somente no final do dia, e perderíamos a viagem. Agrademos ela imensamente, pois sabemos que não é permitido ir pegar sedex na distribuidora dos correios.
Com o passaporte em mãos, tínhamos perdido o ônibus para Curitiba, resolvemos ir de carro e deixar o carro em um estacionamento lá pelo período da viagem, mesmo sendo uma viagem longa, depois do México fomos direto para o Chile. Melhor pagar estacionamento, do que perder a viagem, certo?
A viagem de carro é curta, leva de 1:30 a 2 horas. Deixamos o carro em um estacionamento próximo a rodoviária e já saímos de ônibus rumo a São Paulo. Se o passaporte demorasse mais 20 minutos para chegar, teríamos perdido o ônibus para São Paulo também, e isso encareceria muito a viagem, pois precisaríamos de um voo de ultima hora de Curitiba para São Paulo.
São 6 horas de ônibus de Curitiba à São Paulo, depois pegamos um Uber da rodoviária até o aeroporto, pois o tempo estava curto. Assim que chegamos no aeroporto já fomos despachar as malas e fomos para o embarque.
O voo de São Paulo à Cancún foi pela Avianca com conexão em Bogotá na Colômbia. Pagamos R$ 2536,07 na passagem de ida e volta por pessoa, pagamos um pouquinho mais pelos horários excelentes e a conexão curta, mas se você quiser consegue preços muito melhores por conexões mais longas e horários alternativos de chegada e partida de Cancún.
Para quem gosta de conhecer mais de um país durante a viagem, o ideal é fazer um Stopover (Não sabe o que é stopover? Clique aqui) e ficar alguns dias na conexão em Bogotá, assim conhece a Colômbia também, além do México e ainda por cima economiza na passagem.
O voo foi tranquilo, 6 horas até Bogotá, 2h de conexão e mais 4 horas de Bogotá/Cancún. Saímos de São Paulo a 1h da manhã e chegamos em Cancún as 13:00.
Dia 1: Nosso primeiro contato com um resort all inclusive em Cancún, México.
Chegamos em Cancún e já tínhamos o nosso transfer nos esperando na saída do aeroporto. O transfer, assim como todos os passeios da viagem, foi pela ATTRAVEL, uma agência brasileira em Cancún, que nos deu toda a assistência durante a viagem, com guias falando em português e sempre aptos a ajudar.
Já na van o guia nos fez rir o caminho todo, além de nos explicar os golpes comuns em Cancún, também explicou como nos locomover em Cancún e também nos passou o seu Whatsapp para que nós pudéssemos contatar ele, sempre que tivéssemos alguma dúvida.
Já aviso que os mexicanos não gostam de brasileiros, pois com o nosso real desvalorizado, as gorjetas, quando tem, são pequenas, não são gorjetas em dólar como os americanos, então o atendimento aos brasileiros é inferior ao atendimento aos americanos, logo, foi muito bom ter o contato do nosso guia, pois todas as dúvidas que tínhamos, recorríamos a ele e ele foi sempre muito gentil em nos ajudar.
Todos os guias da ATTRAVEL falam português e adoram os brasileiros, então se for a Cancún, prefira uma agência brasileira, que te dará toda a assistência que precisará durante a viagem.
Chegamos no hotel e logo na chegada nosso queixo caiu, tanto eu como o Fernando, meu namorado, nunca ficamos em um resort chique all inclusive, lembram que somos mochileiros, certo? Sempre ficamos em hostels, que são quase sempre aconchegantes, mas apertadinhos ou optamos por hotéis mais simples. Nunca ficamos em um hotel tão grande, sério, dava para se perder lá dentro, principalmente eu que não tenho muita coordenação.
Optamos em ficar em um hotel all inclusive dessa vez, porque além de ser o que move Cancún, e queríamos essa experiência, também ia um casal de primos mais velhos com a gente, então optamos pelo conforto, foi mais por eles, do que pela gente.
Reparem que eu disse “ia um casal” e não “foi”, porque eles acabaram perdendo o voo, e a remarcação do voo saia o dobro do que eles pagaram, então eles não foram na viagem com a gente. Claro que ficamos muito tristes, mas decidimos aproveitar ao máximo essa experiência.
Agora imaginem dois mochileiros sendo paparicados em um resort chique, ficamos no resort Occidental Tucancún, um hotel 4 estrelas que fica na melhor localização de Cancún, a zona hoteleira. O hotel é maravilhoso, e nos colocaram em um quarto com vista para o mar. Ao entrar no quarto já tinham chocolates e uma espumante de boas-vindas, pegamos o quarto Romance, então a cama estava cheia de pétalas de rosas e artes com toalhas de banho no formato de um ganso.
Quando compramos o quarto romance estava no mesmo valor do quarto normal, então valia a pena, mas se quando você for pegar e não estiver de lua de mel, o quarto normal é tão bom quanto, só não vem enfeitado. Se quiser conhecer ou reservar o hotel, clique aqui.
Além da beleza do hotel, o atendimento é excepcional, diferente de boa parte dos hotéis de Cancún, as gorjetas dos garçons e funcionários já está inclusa no valor da hospedagem, então é opcional. Tive amigas que foram recentemente para Cancún e ficaram em outros hotéis que a maior reclamação delas era que ninguém do hotel fazia nada sem gorjeta, os garçons não atendiam e ninguém dava assistência. Não tive esse problema no Occidental Tucancún, pelo contrário, adorei tudo desse hotel.
Estava chovendo bastante quando chegamos em Cancún, então não deu para ver muito da beleza do lugar já no primeiro dia, fomos para o quarto, tomamos uma ducha e fomos para o bar encontrar um amigo do Fernando, um mexicano que ainda não conhecia Cancún, então aproveitou que o amigo ia para o México para matar a saudade, se hospedou no mesmo hotel que a gente. Antes de abrir os trabalhos em Cancún com um brinde, fomos ao restaurante almoçar, pois eram quase 15:00 e ainda estávamos sem comer.
Aí está outra coisa boa do hotel, a comida! Que delícia de comida, adorei todos os restaurantes do hotel, sim comi em todos, são 4 restaurantes enormes e abertos o tempo todo, e para quem pensa que a comida é apimentada, não é não, eles fazem a comida sem pimenta, e fazem vários molhos com diferentes níveis de pimenta para quem gosta, ou seja, só come com pimenta quem colocar os molhos.
Além da comida deliciosa, tem 3 áreas com piscinas enormes, todas equipadas com bares com muitas opções de bebidas e drinks, também tem um bar indoor.
A única coisa não gostamos no hotel (mas que claro, não é culpa do hotel) foi as algas, que estavam no mar. Descobrimos que foi pela época do ano que fomos, em setembro tem uma faixa bem grande de algas, e fica difícil nadar com tanta alga, além de dar um aparência estranha aquela faixa preta no mar, mas é só andar um pouco pela praia, que logo aparece aquele azul lindo sem algas.
Depois de comer como se não houvesse amanhã, fomos para o bar indoor, já que chovia muito. Quem adivinha qual foi a primeira bebida que tomamos no México? Tequila!
Usamos o final da tarde para relaxar no hotel e na praia, mas o cansaço bateu, eu principalmente, quase nunca consigo dormir nos voos, fomos jantar e fomos dormir bem cedo, as 7 da noite já estávamos na cama e dormimos até o outro dia.
Dia 2: Chichén Itzá (uma das 7 maravilhas do mundo) e Cenote Ik Kil
Acordamos cedo pois esse era dia do passeio mais esperado da viagem, fomos tomar café da manhã e logo nosso motorista já estava esperando pela gente com um ônibus gigante lá fora do hotel.
Pegamos esse tour com a ATTRAVEL e já aviso que um guia em português faz toda a diferença, mesmo que você fale inglês, por exemplo, tem muitos guias que falam inglês que mesmo que você conheça a língua você não entende nada, pois não é a língua nativa deles, como é o exemplo da nossa viagem a Tailândia, com guias falando em inglês, mas que era muito difícil decifrar o que eles falavam, pois o sotaque era muito forte.
No ônibus o guia foi contanto a história de Chichén Itza, e ele conseguiu segurar a nossa atenção durante todo o percurso, a história é fascinante.
Nossa primeira parada foi em Valladolid que é charmosa e linda cidade colonial fundada em 1543 e que está localizada na região central da Península de Yucatán no México.
A cidade é um charme, fomos ver a igreja e a praça. A parada é rápida, mas já dá para você ver a essência do lugar e tirar fotos lindas. Depois dessa de Valladolid, paramos em uma lojinha de lembranças, uma coisa mais linda que a outra! Nessa parada também foi onde íamos almoçar.
Antes do almoço nosso guia nos levou para ver como era feito o nosso almoço, uma carne típica do México. Eu adorei ver aquilo, depois de temperar a carne eles enterram e deixam de um dia para o outro e depois assam em um buraco.
O almoço estava muito saboroso, esse almoço também está incluso no tour. Muita comida típica e tudo no maior capricho, comi bem mais do que precisava, estava delicioso!
Depois do almoço, era hora de conhecer a famosa Chichén Itzá, o sol estava torrando, depois de me encher de protetor solar, entramos.
Eu sempre acho que a sorte anda comigo durante as minhas viagens, quando cheguei em Cancún estava uma chuva muito forte, e no outro dia a gente já tinha passeio, fiquei sabendo que choveu em Cancún, mas no nosso passeio não, porque nos afastamos um pouco de Cancún, o dia estava maravilhoso.
O guia foi com a gente e íamos parando nas sombras para ele nos explicar mais sobre a cultura maia e o local que a gente estava conhecendo.
Chichén Itza está na lista de Patrimônio Histórico da Unesco, e é uma das 7 maravilhas do mundo moderno, é um dos mais importantes centros políticos e religiosos dos maias, é uma zona arqueológica incrível para aventureiros e interessados em história em geral nenhum botar defeito.
Lembrando que as ruínas de Chichén Itzá são uma das atrações mais visitadas do México, ou seja, está sempre lotado. Chichén Itza Fica longe de Cancún (188 km), então dirigir é cansativo e os ônibus de excursão são a melhor alternativa. Contratamos esse passeio com a ATTRAVEL e adoramos.
Depois das explicações do guia e de estamos extasiados de tanta cultura, temos um tempo para as fotos e para explorar mais.
Chegou a hora de nos despedirmos de Chichén Itza e ir conhecer o Cenote Ik Kil, outra coisa legal é que no tour da ATTRAVEL, diferente das outras agências, eles fazem a Chichén Itza antes do cenote, assim a mulherada não precisa se preocupar com sair com a maquiagem borrada e o cabelo molhada do cenote para depois ir para Chichén Itza, podendo assim aproveitar bem o cenote.
O cenote Ik Kill é surreal, é maravilhoso pensar como pode existir algo assim tão lindo, mesmo lotado de pessoas não perde a sua beleza e depois do sol escaldante das pirâmides, nadar naquela água geladinha foi revigorante!
Depois de cenote, era hora de voltar para Cancún, o passeio de Chichén Itza era o passeio mais aguardado da viagem para mim e tive todas as expectativas superadas. Se quiser quer reservar esse passeio ou conhecer a ATTRAVEL, agência brasileira em Cancún, clique aqui.
Assim que chegamos ao hotel, tomamos um banho e fomos jantar. Comemos no México Lindo, um restaurante mais chique do hotel, imaginem uma comida deliciosa e multipliquem, quase passei mal essa noite de tanto comer, tomamos um vinho também.
Depois disso fomos para o bar beber e jogar conversa fora, mas o cansaço bateu. Resolvemos ir dormir para aproveitar o dia seguinte.
Dia 3: Meu aniversário no Coco Bongo em Cancún no México
Acordamos cedo e fomos tirar umas fotos na praia, depois fomos tomar café. Ao retornar para o quarto do café tive uma surpresa, o quarto estava enfeitado com balões e um bolo feito de toalhas estava em cima da cama, na noite anterior o Fernando avisou na recepção que era meu aniversário e eles enfeitaram o quarto para mim, achei lindo!
Para comemorar meu aniversário fomos provar os drinks do hotel e tomar algumas tequilas, afinal estávamos no México, certo? Tomamos sol e ficamos curtindo o resort, almoçamos tarde e depois fomos para o bar novamente.
No final da tarde fomos descansar, pois a noite tinha Coco Bongo! Dormimos algumas horinhas, depois fui me arrumar. Estava ansiosa por essa noite. Vários amigos que foram para Cancún recomendaram o Coco Bongo, e como era meu aniversário, não tinha como não ir, né? Pegamos o pacote com ingresso e bebida open bar pela ATTRAVEL.
Depois de me arrumar, fomos jantar no restaurante italiano no hotel, e então pegamos um táxi e fomos para o Coco Bongo, assim que chegamos as atrações começaram. E uau! Eu imaginava uma balada comum, mas não, é uma balada com apresentações e grandes shows! Eu adorei tudo, adorei os shows e o ambiente, adorei o atendimento.
As apresentações são como imitações de grandes filmes, quando você menos espera tem um batman voando por cima de você! Foi incrível, um dos melhores aniversários que eu tive na vida. Ficamos curtindo, dançando e provando as bebidas até que o corpo pediu arrego. Saímos e pegamos um táxi para o hotel onde dormimos como anjos.
Dia 4: Curar a ressaca e aproveitar o resort
Acordamos bem tarde, almoçamos e já fomos para o bar da piscina, tomar sol e curar a ressaca com uma dose de tequila. Fizemos amizades no hotel e ficamos jogando conversa fora e descansando o resto do dia.
Deu para pegar uma corzinha e aproveitar bastante a piscina, a noite jantamos e fomos dormir cedo. Essa foi a viagem que decidimos ir para descansar e curtir, normalmente nossas viagens são uma correria e a gente não para um minuto, e claro que eu amo isso, mas descansar e só aproveitar foi bem gostoso também.
Dia 5: Dia de conhecer as praias e a água turquesa de Cancún
Acordamos cedinho, tomamos aquele café maravilhoso e resolvemos ir andar na praia. Como eu disse antes, na frente do nosso hotel tinha uma faixa de algas, que tirava um pouquinho daquela beleza incrível.
Então começamos a caminhar até onde não tinha mais essa faixa de algas, claro que não imaginávamos que iriamos andar tanto, quando começamos a andar a água azul parecia tão perto, mas acabamos andando um total de 7km no dia, entre ida e volta.
Realmente eram poucos hotéis que na frente não tinha as algas, lembrando que as algas não são fixas e depende da época do ano que você for elas podem estar onde não tinha antes. Pelo que nosso motorista falou, tem épocas que não tem em lugar nenhum.
Finalmente chegamos onde não tinha mais alga e cara, valeu a pena a caminhada. Que coisa mais linda! Deixamos as coisas na praia e corremos para o mar. Brincamos, nadamos e tiramos muitas fotos. A vista era surreal, e a água estava uma delicia.
Quando a fome bateu, voltamos para o hotel. Foram 3,5km de ida e mais 3,5km de volta e chegamos muito cansados no hotel. Almoçamos bem tarde e fomos descansar, final da tarde fomos para o bar curtir o finalzinho da noite, depois jantamos e fomos dormir que no dia seguinte o passeio prometia.
Dia 6: Parque Garrafón e encontro com os golfinhos na Isla Mujeres em Cancún, México
Acordamos e fomos tomar o café da manhã, logo nossa van da ATTRAVEL chegou para o passeio. Nos deixou na marina de Cancún onde pegamos o barco para Isla Mujeres, no barco era open bar e já fomos bebendo no caminho até a ilha.
O percurso foi rápido e agradável e logo estávamos chegando no Parque Garrafón em Isla Mujeres. Assim que descemos o queixo caiu, foi a vista mais linda que tive na viagem, que mar!
A estrutura do parque também é incrível, tem várias atividades, como kayak, snorkel e tirolesa. Primeiro fomos andar pelo parque para conhecer, comemos um lanche e depois fomos fazer snorkel, tem muito peixe colorido! Depois fomos fazer kayak e tiramos várias fotos.
Depois de cansados das atividades fomos almoçar, todas as comidas e bebidas dentro do Parque Garrafón estavam inclusas no passeio e eram deliciosas. Depois fomos relaxar nas redes e contemplar aquela vista maravilhosa, depois fomos para a piscina e por fim fomos para o bar.
As 15:00 o barco estaria no cais nos esperando para ir para o encontro com os golfinhos, caso você não queria fazer essa parte do passeio, você pode ficar no Parque até as 17:00 para voltar para Cancún.
Fomos para o encontro com os golfinhos, novamente no barco era open bar e aproveitamos o tempo para passar novamente o protetor solar, lembrando que em Cancún você precisa usar protetor solar biodegradável para não prejudicar a natureza. Você encontra facilmente em qualquer farmácia ou mercado em Cancún, compramos na farmácia do hotel.
Confesso que eu estava em dúvida se faria o encontro com os golfinhos ou não, optei por fazer depois que todos os meus amigos que foram a Cancún recomendaram, ainda assim fui com o coração da mão.
Acho que a grande dúvida da maioria é se rola maus tratos aos animais, vou contar para vocês o que eu vi, o que eu ouvi e como foi o passeio e aí vocês tiram suas próprias conclusões, ok?
Não é um aquário, é no mar com um cercado e o espaço é bem grande. Tem muitos golfinhos, eles revezam os animais para eles não se cansarem. Os golfinhos são muito inteligentes e aprendem rápido, são criaturas magnificas.
O guia comentou que na natureza um golfinho vive em média 15 a 20 anos na natureza, mas em cativeiro se bem cuidados podem viver de 50 a 60. E tem alguns velhinhos lá.
Primeiro são as fotos com eles, você fica em uma plataforma dentro da água e os golfinhos vem até vocês, eles trabalham em duplas de golfinhos, seguido pelo guia, parece que eles estão te dando um beijo. Depois de toda a ação que eles fazem corretamente, são recompensados com comida.
Depois é a hora de nadar com eles, você nada alguns metros a frente da plataforma e quando o guia da o sinal os dois golfinhos te trazem nadando até a plataforma. Você também faz carinho neles e sente como a pele deles é lisinha.
Os golfinhos são animais maravilhosos e eu nunca tinha tido a experiência de estar tão pertinho deles. Fomos pegar as fotos e logo o barco estava no cais nos esperando para o retorno a Cancún.
Pegamos o passeio do Parque Garrafón + encontro com os golfinhos pela ATTRAVEL, para reservar esse passeio ou conhecer a agência, clique aqui.
Quando chegamos na marina a van da ATTRAVEL já estava nos esperando, depois de chegar no hotel e tomar um banho gostoso, descemos jantar e fomos para o bar um pouquinho, no dia seguinte chega a hora de nos despedirmos de Cancún.
Dia 7: Comprinhas e hora de dar tchau ao México
Acordamos cedo, tomamos um café, fomos fazer umas comprinhas no shopping que fica na frente do hotel, compramos lembrancinhas para os nossos sobrinhos e pais. Depois fizemos nossas malas e fomos fazer o check-out.
Deixamos as malas e fomos almoçar, mesmo depois de fazer o check-out ainda podíamos aproveitar as instalações do hotel, restaurantes, piscina, etc. Aproveitamos para nos despedir daquela comida deliciosa. Como nosso voo era só mais tarde ficamos nos sofás no ar condicionado aguardando o nosso transfer.
Aproveitamos também para nos despedir do Felipe, amigo do Fernando que agora se tornou meu amigo mexicano também. Logo nosso transfer da ATTRAVEL chegou e fomos para o aeroporto.
Ficamos encantados com a ATTRAVEL pelo atendimento e dedicação com a gente, adoramos tudo e contar com ajuda brasileira em Cancún, valeu muito a pena. Se quiser conhecer a ATTRAVEL e fazer reservas de transfer e passeios, além dos passeios que fizemos tem muito mais no site deles, clique aqui para conferir.
Embarcamos no avião com o coração na mão, adoramos Cancún e foi maravilhoso tirar um tempo para curtir, relaxar a descansar. Mas também estávamos ansiosos, porque a viagem não acabou no México, agora chegou a hora do próximo destino e o Chile nos esperava, mas esse é assunto para outro artigo, certo?
Quando custa viajar para Cancún no México?
- PACOTE VOO + HOSPEDAGEM ALL INCLUSIVE R$ 8.572,14
- Combustível Irati – Curitiba – Irati R$ 180,00
- Ônibus CURITIBA – SÃO PAULO – Curitiba R$ 474,24
- Estacionamento Curitiba 15 dias 20 reais por dia R$ 300,00
- Tati Ida Hotel – Coco Bongo (dinheiro dividido com Felipe) 1 – – R$ 19,00
- Taxi Volta Coco Bongo Hotel (cartão) R$ 95,77
- Lanche Rodoviária Curitiba antes de ir para São Paulo R$ 17,00
- Lanche parada Ônibus – ida São Paulo R$ 40,60
- Lanche Starbucks São Paulo R$ 42,00
- Dunkin Donuts R$ 27,35
- Água – almoço passeio Chichen Itza R$ 5,10
- Batata frita Aeroporto Cancún R$ 25,00
- Aluguel colete Salva Vidas Cenote R$ 6,12
- Aluguel armário Cenote R$ 6,12
- Gorjeta para o Guia Chichen Itza R$ 20,00
- Farmácia R$ 16,50
- Farmácia / Protetor Solar R$ 95,30
- IOF Cartão R$ 14,98
- Presentes (Duas placas, três camisetas, dois mescal) R$ 280,00
Total: R$ 10.237,22 o CASAL. (valor para duas pessoas)
Importante: Eu viajei conectada com um chip da Easysim4u, recebi o chip em casa e já sai do Brasil conectada! Clique aqui pra saber como viajar conectado.
—
Onde se hospedar em Cancún no México?
Como já disse no artigo, ficamos no resort Occidental Tucancún e adoramos tudo desse hotel. Clique aqui para conhecer o hotel ou fazer a sua reserva.
Para mais opções de hotéis em Cancún, clique aqui.
*** Leia também:- 20 maneiras fáceis de economizar dinheiro para viajar
- Como viajar para fora do país 3 vezes por ano com um salário regular?
- Tailândia: relato de viagem
- 12 técnicas incríveis para comprar passagens aéreas mais baratas
- Você será mais feliz se desapegar das coisas e ir viver experiências
- 20 dicas para planejar uma viagem por conta própria – Guia de viagem
- Seguro Viagem: Devo ou não contratar para viajar?
- 8 mitos sobre viajar sozinha que foram desmascarados
***
***
***
Importante: Pensando em viajar? Não esqueça do Seguro Viagem!
Vai Viajar?
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa.
Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking.
Compre seus passeios online e evite surpresas!
Compre seu cruzeiro pagando menos e em até 12x sem juros.
Edite suas suas fotos com 1 clique!
Você também pode gostar de:
Link permanente
Artigo ficou muito completo e rico em detalhes, Muito útil para quem quer viajar para Cancún e saber quando custa e se vale a pena. Parabéns!!!
Link permanente
Obrigada <3
Link permanente
Link permanente
Parabéns pelo blog. Só fiquei com uma dúvida: o valor pago pelo coco bongo está incluso no pacote do hotel? Não vi isso no detalhamento dos custos da viagem. Se não estiver, pode me dizer quanto custou pra 2 pessoas?
Link permanente
Olá! Não o valor não está incluso, no artigo tem o site por onde comprei e os valores dos passeios, espero ter ajudado 😉
Link permanente