Chegamos em Dumaguete vindo de Moalboal, pegamos um ônibus até o porto de Bato e de lá pegamos uma balsa para Dumaguete, do porto de Dumaguete pegamos mais um ônibus para chegar no hotel.
Em Dumaguete ficamos hospedados no Antwet Backpacker’s Inn & Rooftop Bar o hostel é uma gracinha e bem limpo, as camas têm cortinas e tem água e café a vontade. A localização é boa, perto de tudo, tem lockers e o preço é amigável dos mochileiros. Além disso a dona do hostel nos deu muitas dicas de coisas para fazer em Dumaguete e como fazer Apo Island por conta própria. Caso queira se hospedar no mesmo hostel, clique aqui.
Chegamos no hostel, fomos comer e descansar da viagem, também fomos procurar tours para Apo Island, mas estavam todos muito caros, então optamos por tentar fazer por conta própria na manhã seguinte.
Acordamos e fomos andando para a estação de ônibus. não era muito perto, cerca de 25 minutos andando. Na estação basta pegar os ônibus que vão ou passam por para Malatapay, os ônibus que fazem essa rota e quase todas as rotas das Filipinas são amarelos, impossível não notá-los.
A passagem de ônibus para Malatapay custou 38 pesos filipinos por pessoa, cerca de 3 reais. Em Malatapay onde você desce já vai ter uma placa indicando Apo Island, táxis e tuks tuks vão te abordar dizendo que o porto é longe, mas não acredite e siga teu caminho, são menos de 2 minutos andando em linha reta para chegar no porto, mais fácil impossível.
Ao chegar no porto de Malatapay você vai pedir passagem para os barcos que vão para Apo Island, você pode pagar pelo barco inteiro e ele vai sair na hora e voltar na hora que você quiser, ou você pode esperar o barco encher, são 6 pessoas por barco. Estávamos em 2 e esperamos mais 4 pessoas para ir para Apo Island, não se preocupe caso você não esteja em grupo, Apo Island é a ilha mais famosa próxima a Dumaguete, os barcos saem o tempo todo.
Pagamos 630 pesos filipinos por pessoa, cerca de 50 reais, ida e volta, e também pagamos a taxa de preservação de Apo Island ao chegar lá, são 100 pesos por pessoa, cerca de 9 reais.
A viagem de barco é rápida, mas as ondas estavam bem fortes, o barco molhou bastante, como em todos os passeios de barco nas Filipinas, então esteja ciente que seus equipamentos eletrônicos devem estar bem protegidos naquelas bolsas à prova d’água.
Ao chegar em Apo Island você deve registrar a sua chegada no escritório que fica na praia, apenas dar seu nome e pagar a taxa de preservação da ilha, tudo muito rápido.
Em Apo Island você pode contratar um guia para te ajudar ver as tartarugas e também pode alugar colete salva-vidas e máscaras de snorkel. Nós resolvemos tentar ir sem guia mesmo, para ver como se era difícil ver as tartarugas.
Sabíamos que ao descer do barco deveríamos virar para a direita de quem sai do barco, se tiver indo em direção ao barco é a esquerda. É desse lado que as tartarugas ficam.
Deixamos nossas coisas na praia e fomos para o mar, o mar estava bravo, pelo menos no dia que fomos e é cheio de pedras e corais, minha sugestão é para ir com os sapatos próprios para não cortar os pés, como aconteceu comigo.
No primeiro momento que fomos para o mar, não conseguimos ver nenhuma tartaruga, tinham mais alguns turistas por perto e se eles vissem algo a gente ir correr para lá, mas sem sucesso.
Eu ainda não sei nadar e para mim é difícil ficar muito tempo na água, principalmente com o mar bravo como estava, então voltei frustrada para a praia. A boa notícia para quem não sabe nadar e mesmo assim quer ver as tartarugas como eu, é que elas vem bem próximo a costa, então o mar é baixo e da pé.
Fiquei frustrada na praia pensando que não ia conseguir vê-las, o mar estava mais bravo ainda e ventava muito. Até que vejo o Fernando me chamando, pensei 10 vezes se deveria ir, sabia que o mar estava bravo e por não saber nadar, fico limitada a beira, e ele estava chamando lá do meio.
Lutei comigo mesma contra o meu medo, não iria deixar o medo me impedir. Então fui, com muita dificuldade e com muitos cortes nos pés e pernas devido as pedras e corais, consegui chegar depois de que, para mim, foi uma eternidade.
E eu consegui vêr! Era gigante e muito linda. Eu estava realizando um sonho, estava “nadando” ou tentando né, com as tartarugas em seu habitat natural! Ela era marrom com pintas mais claras e deveria ter meio metro de tamanho, eu já estava satisfeita, as feridas já tinham valido a pena, mas ao olhar para trás, vejo uma vindo na minha direção, ainda maior e mais linda, um tartaruga vermelha de pelo menos 1 metro!
Que emoção, que dia, que vista. Ficamos muito tempo ali com elas, vimos 3 lindas tartarugas esse dia, nunca pensei que iria ver uma tão grande. Apenas olhei para o céu e agradeci em silêncio, agradeci por ser tão sortuda e por poder viver momentos como esse em um lugar lindo como esse.
Apo Island é linda, areia branquinha e mar azul turquesa, além da praia maravilhosa você ainda consegue ver esses seres incríveis que são as tartarugas gigantes, com certeza vale a sua visita enquanto você estiver em um viagem pelas Filipinas.
Fazer o passeio por conta nos custou metade do valor que custaria pelo tour, foi uma boa economia.
Para voltar você só precisar pegar o mesmo barco que você foi, não esqueça de combinar o horário da volta com o barqueiro e com quem você está dividindo o barco. Depois de pegar o barco e descer no porto, basta ir para o mesmo ponto de ônibus que você desceu, apenas troque o lado da rua para pegar o ônibus que vai para Dumaguete, vai ter uma plaquinha no ônibus amarelo que vir escrito “Dumaguete”, apenas embarque, a passagem é paga dentro do ônibus e custa o mesmo valor da ida.
Foi um dia emocionante e cheio de encantos, adoramos o nosso dia e fiquei muito grata por ter colocado Dumaguete e Apo Island no nosso roteiro das Filipinas, foi uma experiência incrível.
Ao voltar fomos comer novamente no Sans Rival, no dia anterior já tínhamos ido lá e gostamos tanto que resolvemos ir novamente, eu recomendo muito esse restaurante, a comida é incrível e o preço é bem amigável.
Voltamos para o hostel descansar, pois no dia seguinte seguiríamos viagem direto para Siquijor de barco, mas esse já é assunto para o próximo post.
Confira no vídeo como foi nossa aventura em Apo Island em Dumaguete nas Filipinas:
***
Não deixe de conferir os outros artigos que escrevi nas Filipinas, segue abaixo:
O que fazer em Camiguin Island
Como é o atendimento hospitalar nas Filipinas? Fiquei doente em Bohol
O que fazer em Dumaguete: Como fazer Apo Island por conta própria
O que fazer em Moalboal: Kawasan Falls
O que fazer nas Filipinas: Boracay
O que fazer nas Filipinas: Port Barton
O que fazer nas Filipinas: El Nido
O que fazer nas Filipinas: Coron
***
Importante: Pensando em viajar? Não esqueça do Seguro Viagem!
Vai Viajar?
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa.
Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking.
Compre seus passeios online e evite surpresas!
Compre seu cruzeiro pagando menos e em até 12x sem juros.
Edite suas suas fotos com 1 clique!
Você também pode gostar de:
Link permanente
Link permanente
Link permanente