Vai viajar? Já sabe o que fazer lá? Ficamos 5 dias em Lombok na nossa volta ao mundo e nesse artigo eu te conto tudo que tem para fazer lá e como encontrar os paraísos ainda pouco conhecidos de Lombok na Indonésia.
Chegamos em Lombok em uma balsa pública de Gili Trawangan até Bangsal que é o porto principal de Lombok Island, pagamos 9 reais para duas pessoas, 4,50 por pessoa, é muito barato, sendo que os speed boat que são os barcos de agências custam mais de 70 reais, e demora apenas uns 15 minutos a mais que os barcos das agências.
Para comprar esse barco público é na hora, no pier de Gili Trawangan e funciona da seguinte forma, quando lota de pessoas o barco sai, então tem vários que saem o tempo todo durante o dia, é um barco para locais que trabalham entre as ilhas, mas também é usado por turistas porque é muito barato. Caso você queria mais conforto e horários certos para os barcos saírem pode clicar aqui e comprar os tickets online do speed boat.
De Bangsal alugamos uma moto para ir para Senaru e voltar, de Bangsal para Senaru é mais ou menos uma hora de viagem e achamos tranquilo apesar das muitas curvas que tem as ruas. A moto para alugar em Bangsal é mais caro que no resto de Lombok, eles metem a faca próximo do porto, mas mesmo assim é bem mais barato que você contratar um táxi para te levar. De Bangsal para Senaru não existe ônibus, e além dos táxis tem agências que levam e buscar em vans, mas o preço também é salgado.
Negociamos o preço da moto já com a nossa ida de ônibus para Kuta Lombok no dia seguinte, e depois de muito choro, o preço que era 800 mil rúpias e conseguimos por 400 para duas pessoas, o aluguel da moto mais 2 passagens de ônibus de Bangsal para Kuta Lombok.
Ao chegar em Senaru de moto fomos para o nosso hostel, ficamos hospedados no Tiu Kelep Homestay e foi uma das melhores surpresas da viagem, te conto mais pra frente o porque. O hostel é simples, mas bem limpo e arejado, o café da manhã é delicioso e o dono foi uma das melhores pessoas que encontramos nesse um mês pela Indonésia. O preço também foi o melhor que encontramos em Senaru, e o melhor é que você consegue fazer tudo a pé do hostel, as duas cachoeiras de Senaru ficam na frente do hostel. Clique aqui caso queira reservar um quarto no hostel ou conhecer melhor o Tiu Kelep Homestay.
Deixamos a moto no hostel e saímos a pé para almoçar em um restaurante que fica ao lado, depois compramos água e fomos desbravar Senaru, queríamos ver as duas cachoeiras, na verdade eram 3, mas uma foi destruída pelo terremoto que aconteceu um ano antes.
A entrada para as cachoeiras Sendang Gile e Tiu Kelep Waterfall ficam bem na frente do hostel, então foi só atravessar a rua, a entrada custou 10 mil rúpias por pessoa (cerca de 3 reais) e dá direito para as duas cachoeiras, na entrada vai ter vários guias falando que não dá pra fazer sem guia porque é difícil, mas fizemos sem guia e achamos bem fácil, na verdade não tem plaquinhas indicando o caminho, provavelmente esses mesmos “guias” foram quem tiraram as plaquinhas, mas é uma cachoeira, o segredo é apenas seguir o rio até chegar nela.
A primeira cachoeira o caminho é bem fácil e em menos de 15 minutos você chega nela, o caminho é todo de concreto e ao chegar nela tem uma estrutura bem boa para quem quer passar o dia, fazer piquenique ou até comida. A cachoeira é incrível, foi uma das mais belas paisagens da Indonésia.
Depois de apreciar a vista fomos para a segunda cachoeira, essa sim o caminho não é bem demarcado, mas com paciência é simples de fazer, demora cerca de 20 minutos depois da segunda cachoeira, depois que você sai da primeira cachoeira apenas siga a placa que indica a segunda cachoeira, siga a trilha que é bem demarcada até o rio, ao chegar no rio que muita gente se perde e não sabe para que lado ou por onde continua a trilha, mas é bem simples, ao chegar no rio siga para a sua esquerda, siga costeando o rio para cima, sempre na beirada do rio até chegar na cachoeira.
A cachoeira é maravilhosa também e vale a pena ir em baixo dela lavar a alma, a paisagem da água caindo misturada naquele tapete verde é algo espetacular.
Depois de curtir a cachoeira, voltamos para o hostel e eu perguntei para o dono, onde era um bom lugar para ver o pôr-do-sol e ele disse que nos levaria no melhor lugar, mas que os turistas não conhecem. Claro que aceitamos, e fomos seguindo, ele na moto dele e nós na nossa atrás dele.
Ao chegar no lugar, não acreditei, a paisagem era surreal. Uma plantação de arroz gigantesca com o sol se pondo atrás, com coqueiros e reflexos batendo na água em tons laranja e pink, indescritível! Com certeza uma das paisagens mais lindas que vimos na viagem toda pela Indonésia, andamos pelo meio da plantação e tiramos centenas de fotos, era lindo demais.
Agradecemos muito ao dono do hostel por ter nos mostrado aquele lugar, ele nos convidou para ir jantarmos na casa dele! Dá pra acreditar?
Foi uma das experiências mais incríveis da viagem, jantar na casa de um morador local, podendo aprender mais sobre a cultura da indonésia com pessoas do bem. Ao chegar na casa dele tinha um banquete nos esperando, ficamos maravilhados com tanto carinho, comida típica deliciosa. Não dava para acreditar, não estamos acostumado com o tratamento que as pessoas da Indonésia tiveram com a gente, com certeza será uma lembrança que levaremos para sempre nos nossos corações.
Além da comida deliciosa, provamos o “brem” um bebida fermentada típica da Indonésia que os locais tomam, parece um vinho e é feito de arroz. O Fernando adorou, eu não estou tomando álcool esse ano, promessa de ano novo. Voltamos para o hostel felizes e com a bagagem cheia de lembranças, dormimos felizes!
Eu coloquei Lombok no roteiro da Indonésia porque queria fazer o vulcão Rinjani, mas a trilha é fechada em janeiro, mês que fomos, por causa da chuva, então o roteiro original era só ficar em Senaru, conhecer as cachoeiras e tinha 3 dias para fazer a trilha do vulcão Rinjani, mas como não seria possível, coloquei as praias de Lombok nesses 3 dias que sobraram.
Acordamos cedo no dia seguinte com um café da manhã delicioso no hostel, depois nos despedimos e fomos de volta para Bangsal para devolver a moto e pegar o ônibus para Kuta Lombok, era hora de conhecer as praias de Lombok!
A viagem até Bangsal de moto durou uma hora e mais duas horas de ônibus até Kuta Lombok, o motorista nos deixou na frente do hostel, em Kuta Lombok ficamos hospedados no Jali’s Homestay, foi o melhor preço de hospedagem da nossa viagem de um mês pela Indonésia, pagamos 27 reais a diária com café da manhã, em quarto suíte privativo. O café da manhã era ótimo e fomos muito bem atendidos sempre, alugamos moto ali no hostel mesmo e o preço foi excelente também. Clique aqui para reservar um quarto no hostel.
Durante a nossa estadia em Kuta Lombok conhecemos as praias mais lindas da viagem até agora, Lombok não perde em nada para a vizinha Bali, mas é bem menos conhecida, o que é ótimo, as praias são praticamente desertas.
Acordamos cedo, pegamos a moto e fomos ver o sol nascer no Merese Hill, que foi maravilhoso, pagamos 3 reais no estacionamento e subimos o morrinho para ver o sol nascer no topo, a vista é linda com praias para todos os lados. O sol deu um show à parte, ficamos lá curtindo o momento e contemplando.
Depois fomos para a Tanjung Aan Beach a praia que fica do lado do Merese Hill, a praia é linda e tem um balanço muito fotogênico, tiramos muitas fotos e subimos o drone. Até que a fome bateu e voltamos para o hostel para tomar o café da manhã que só começava as 7:30 da manhã e saímos às 5:30 para pegar o sol nascendo.
Depois de tomar um café reforçado fomos para a próxima praia, a Mawun Beach e sério que tomei um susto, não estava esperando algo tão lindo assim, não estava preparada para as praias de Lombok serem tão lindas. A praia é linda de morrer e estava deserta, só tinha a gente lá e mais uma pessoa longe pescando. Faixa de areia enorme e a água azul que chega doer os olhos de um mar calmo e transparente, com morros verdes ao fundo, perfeita.
Depois fomos na Tampah Beach, outra coisa linda, tem um estrutura boa para passar o dia, guarda sol e espreguiçadeiras, vários restaurantes e até uma rede, também estava deserta, bem parecida com a Mawun, mas nessa tinha uns barcos na costa que deu um charme especial ao cenário.
Depois dessas fomos para a atração de praia que é a principal de Kuta Lombok, a Selong Belanak Beach, ao chegar já vimos que era mais turística, não estava lotada, mas tinha bastante pessoas, bastante gente fazendo aulas de surfe, muitos restaurantes também. Nos afastamos um pouco para encontrar uma sombra, no final do último restaurante duas árvores fizeram uma sombra ótimo, foi onde paramos.
Dá pra entender porque essa praia é a mais turística, foi a praia mais linda que vimos nessa viagem de volta ao mundo, nos 3 primeiros meses. Areia branquinha e fina, mar azul turquesa calmo, mas com ondas, água morna e se você tiver sorte vai pegar um morador local atravessando a praia com seus bois, para dar aquele charme único de praia de Lombok.
Ficamos boa parte do dia nessa praia, curtimos muitos a água, tomamos sol, tiramos muitas fotos e fizemos vlog. Não deixe de incluir essa praia no seu roteiro por Lombok e pela Indonésia, a praia é incrível.
De Kuta Lombok fomos para o porto de Lembrar onde pegamos a balsa pública para Bali, para então ir para Nusa Penida, mas esse já é assunto para o próximo post.
Confira no vídeo como foi nossa viagem a Lombok na Indonésia:
***
Não deixe de conferir os outros artigos que escrevi na Indonésia, segue abaixo:
O que fazer em Nusa Penida, o lugar mais lindo de Bali na Indonésia
O que fazer em Lombok, o paraíso escondido na Indonésia
O que fazer em Gili Islands em Lombok na Indonésia
O que fazer em Amed em Bali na Indonésia
O que fazer em Ubud em Bali na Indonésia
O que fazer em Munduk em Bali na Indonésia
O que fazer em Canggu e Uluwatu em Bali na Indonésia
Onde se hospedar na Tailândia e Indonésia (review de hotéis que fiquei)
***
***
Importante: Pensando em viajar? Não esqueça do Seguro Viagem!
Vai Viajar?
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa.
Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking.
Compre seus passeios online e evite surpresas!
Compre seu cruzeiro pagando menos e em até 12x sem juros.
Edite suas suas fotos com 1 clique!
Você também pode gostar de:
Link permanente
Link permanente
Link permanente