Vai viajar? Já sabe o que fazer lá? Ficamos dois dias em Moalboal nas Filipinas e fizemos a cachoeira mais famosa do país: a Kawasan Falls! Vem conferir como foi essa aventura.
Chegamos em Cebu vindo de um voo de Boracay, no aeroporto de Cebu, pegamos dois ônibus para chegar até a estação de ônibus do sul de Cebu, onde pegamos um ônibus para Moalboal, só a viagem de ônibus já é uma aventura. O ônibus é local, ou seja, antigos e bagunçados, o motorista buzina a cada 3 segundos e a cada 10 entra algum vendedor ambulante de oferecendo algo. Mas funciona, vai na fé que você vai chegar em Moalboal.
Ao chegar na estação de ônibus de Moalboal conseguimos dividir um tuk tuk com um outro casal que ia na mesma direção e chegamos no hostel, ficamos hospedados no Moalboal Backpacker Lodge, é o melhor preço de Moalboal, mas não espere luxo, pegamos um quarto privativo e foi ótimo, os compartilhados não tem nada de privacidade, então dá um olhada nas fotos dos quartos antes de optar pela opção mais barata. Mesmo o quarto privativo saiu muito barato e a localização é ótima, do lado da praia e dos restaurantes. Além de ter cozinha compartilhada! Como sentimos falta de ter uma cozinha para fazer nossa própria comida, depois de 120 dias comendo fora, sinto falta da comida de casa.
Chegamos no hostel no final do dia e fomos descansar, no dia seguinte saímos para achar uma moto para alugar para fazer Kawasan Falls no dia seguinte, depois de muita pesquisa o melhor preço que encontramos foi 350 pesos Filipinos (30 reais), o restante do dia usamos para trabalhar, colocar o blog e o Youtube em dia, a noite jantamos e fomos dormir cedo.
Acordamos as 5 da manhã, bom eu acordei as 5 e o Fer as 4, ele acordou antes para fazer o nosso café da manhã, com cozinha no hostel não dá pra perder nenhuma refeição, depois de comer nosso omelete e banana, fomos em direção a famosa cachoeira.
Coloquei no google maps “Kawasan Falls” e fomos seguindo, porém ele nos levou em um lugar onde não tinha saída, parece que o caminho para a cachoeira era por lá a 10 anos atrás, obrigada Google maps! Perguntamos na estrada como fazia para chegar a cachoeira e ele nos mandou voltar uns 10 minutos que teria um portal de estacionamento para a cachoeira, voltamos e realmente lá estava, no meio da rua já tinha muita gente falando pra estacionar que era o caminho para cachoeira.
Então minha dica é, coloque no google maps, mas pare antes de chegar, a entrada é antes do ponto de chegada, uns 10 minutos antes, apenas siga o caminho e fique de olho para o lado esquerdo até ver o estacionamento.
Chegamos no estacionamento era 6:30 da manhã, horário que abre o complexo da cachoeira, demoramos 45 minutos de viagem, o estacionamento é pago e são 50 pesos por moto (4,25 reais). Do estacionamento até a entrada são mais 5-10 minutos a pé. Na entrada eles cobram 45 pesos (3,82 reais) por pessoa para entrar. Fomos às segundas pessoas a chegar, segundo a moça da recepção, então apertamos o passo para chegar depressa.
Da entrada até a primeira cachoeira são 10 minutos, Kawasan Falls é um conjunto de 3 cachoeiras. A primeira é a mais famosa e só entendi porque era tão famosa quando cheguei, não consegui acreditar na cor daquela água, era azul céu mesmo? Sabe aquele azul bebê? Azul pedacinho de céu? Não sei explicar a cor, azul claro misturado com turquesa, é simplesmente incrível e surreal.
Também não acreditei que peguei o lugar vazio, só estávamos nós lá! Entrei na cachoeira e tiramos muitas fotos, depois fomos em direção a segunda cachoeira, para ir para a segunda siga pelas escadas a esquerda da primeira cachoeira, depois de 5-10 minutos andando você vai ver que coisa mais linda, a cor da água é a mesma, aquele azul de doer os olhos, essa é mais calma, a queda d’água também é menor e é linda de doer.
Da segunda cachoeira para a terceira é só seguir o caminho ao lado pela esquerda, são mais 15 minutos de trilha, mas que serão recompensados no final. Boa parte das pessoas não sabem que são 3 cachoeiras e ficam só na primeira que o acesso é mais fácil, mas perdem metade da beleza do lugar.
A terceira cachoeira é a mais calma, tem um balanço para pular na água que normalmente é cobrado 10 pesos, porém pelo horário que fomos não tinha ninguém cobrando e o Fer fez a festa.
A água da terceira cachoeira é ainda mais azul, sério que não pensei que fosse possível, mas é! É difícil explicar, sério, coloca aí no teu caderninho de sonhos visitar a Kawasan Falls que você não vai se arrepender.
Na terceira cachoeira também tem uma represa, a represa fica logo antes de chegar na terceira cachoeira, essa represa é super famosa no instagram, realmente o lugar é muito fotogênico e vale uma parada ali para fotos.
Kawasan Falls me surpreendeu muito, eu estava com a expectativa alta, mas mesmo assim foi superada, com certeza é a cachoeira mais linda que eu já vi na vida.
As 9:30 quando estávamos indo embora, o lugar já estava lotado de gente e confesso que não estava mais tão linda como quando chegamos as 6:30, quando tem muita gente você mal consegue ver a beleza do lugar, então minha dica é: vá cedo!
Também é possível chegar de ônibus a Kawasan Falls de Moalboal e custa 5 reais a passagem e ele te deixa na frente do estacionamento da cachoeira.
Saímos de lá era quase 10 horas da manhã e na saída encontramos muita gente entrando, pessoas com caixas de comida para almoçar lá e passar o dia. No complexo tem vários restaurantes e também é possível alugar só às mesas, mas o preço é salgado.
Almoçamos no hostel e a tarde fomos no Shaka, minha sugestão de lugar para comer em Moalboal, é um café saudável e tem uns smoothies deliciosos e naturais. Não deixe de provar o Cloud 9 Koko, um smoothie com manteiga de amendoim espetacular.
A noite fomos dormir cedo, porque no dia seguinte era dia de seguir o rumo e pegar um ônibus para o próximo destino: Dumaguete! Mas esse já é assunto para o próximo post.
Confira no vídeo como foi nossa aventura em Kawasan Falls em Moalboal – Cebu nas Filipinas:
***
Não deixe de conferir os outros artigos que escrevi nas Filipinas, segue abaixo:
O que fazer em Camiguin Island
Como é o atendimento hospitalar nas Filipinas? Fiquei doente em Bohol
O que fazer em Dumaguete: Como fazer Apo Island por conta própria
O que fazer em Moalboal: Kawasan Falls
O que fazer nas Filipinas: Boracay
O que fazer nas Filipinas: Port Barton
O que fazer nas Filipinas: El Nido
O que fazer nas Filipinas: Coron
***
Importante: Pensando em viajar? Não esqueça do Seguro Viagem!
Vai Viajar?
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa.
Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking.
Compre seus passeios online e evite surpresas!
Compre seu cruzeiro pagando menos e em até 12x sem juros.
Edite suas suas fotos com 1 clique!
Você também pode gostar de:
Link permanente
Link permanente
Link permanente
Link permanente
Link permanente
Link permanente
Link permanente