Vai viajar? Já sabe o que fazer lá? Ficamos um dia em Munduk para fazer as cachoeiras de Bali durante a nossa volta ao mundo, vem que eu te conto como foi!
Alugamos uma moto em Canggu onde estávamos hospedados e partimos rumo a Munduk onde iríamos passar a noite, já no caminho fomos fazendo as cachoeiras até chegar na cidade, deixamos a mochila no depósito do hostel e fomos pra Munduk apenas com uma mochila de ataque pequena com roupas para um dia.
Em Canggu colocamos no google maps a cachoeira Lek Lek, era quase 6 da manhã quando saímos do hostel e levou cerca de uma hora para a gente chegar lá, chegamos lá faltavam alguns minutos para as 7 da manhã. O lugar parecia fechado, não tinha ninguém, mas os portões ficam abertos, então entramos e fomos fazer a trilha para a cachoeira Lek Lek, que é bem fácil e dura uns 15 minutos.
Chegamos lá e tive uma surpresa, como era linda e estava vazia! Essa cachoeira é bem turística em Bali e pegar ela vazia não é tão fácil, é um dos motivos que acordar cedo faz a diferença nesses lugares turísticos. Tiramos muitas fotos, gravamos vídeos e apreciamos aquela beleza da natureza, então resolvemos seguir o rumo, porque ainda tinha muita cachoeira para ver durante o dia.
Ao sair já encontramos gente fazendo a trilha para ir lá, por sorte fomos os primeiros e já estávamos saindo, ao sair já tinha gente na entrada do parque e nos cobraram os tickets de entrada, 50k rúpias por pessoa (cerca de 15 reais), se tivéssemos saído mais cedo provavelmente não teria ninguém lá ainda, então fica a dica se não quiser pagar para entrar, vá antes das 7 e saia antes das 7:30!
Depois de sair de lá coloquei no mapa a próxima, a cachoeira Nungnung e fomos em direção a ela, a viagem durou cerca de 35 minutos de moto e foi tranquila. A cachoeira é bem fácil de encontrar, o gps nos deixou na porta de entrada para ela, pagamos o ticket de entrada da cachoeira Nungnung que foi 20k por pessoa, cerca de 6 reais e mais 2k de estacionamento para a moto, cerca de 60 centavos.
A trilha para a cachoeira é por umas escadarias e já aviso que os joelhos reclamaram, viu? Mas nada absurdo não, é fácil, só é incômoda pela quantidade de degraus mesmo. Leva cerca de 15-20 minutos escadaria abaixo e então você descobre aquela maravilha, antes de chegar você já escuta de longe a queda d’água que é impressionante.
Quando chegamos tinha 2 blogueirinhas que vieram até com fotógrafo tirando fotos lá, e tinha um pessoal esperando para tirar fotos e elas não saíram, nos desviamos delas e fomos tirar do outro lado para que elas não aparecessem nas fotos. O restante do pessoal continuava lá esperando e quando saímos de lá, uns 40 minutos depois, elas ainda estavam lá e as pessoas esperando.
Chegamos nessa cachoeira já era 8 horas e já estava relativamente cheia, mas mesmo assim conseguimos algumas fotos lindas e a cachoeira é magnífica vale muito a visita mesmo com gente ao redor.
Depois de lá colocamos no mapa o Ulun Danu Beratan Temple que é um templo em cima da água, que parece que flutua sobre a água, eu vi algumas fotos desse templo a um tempo atrás e achei um lugar maravilhoso e queria visitar algum dia.
Da cachoeira Nungnung até o Ulun Danu Beratan Temple demorou cerca de 40 minutos de moto, mas ao passar pela frente tomamos um susto, tinha muita gente esperando pra entrar, uma fila enorme e ônibus de turistas para todo lado, já era quase 11 horas da manhã, decidimos fazer no outro dia ao amanhecer para tentar driblar um pouco essa quantidade de turistas.
Dali fomos para o Gapura Bali Handara Kosaido que é praticamente do lado, demora apenas uns 3 minutos de moto, mas também estava cheio de turistas esperando na fila para tirar foto, esse portal é a entrada para um campo de golfe que viralizou no instagram e depois que ganhou fama eles começaram a cobrar para as pessoas tirarem fotos ali, custa 9 reais a “entrada”, na verdade é só esperar na fila e tirar a foto. O sol estava muito quente na cabeça para ficar ali na fila esperando a nossa vez, então nem fomos pra fila, decidimos ir no outro dia já que ficava bem próximo do templo, poderíamos fazer os dois bem cedo.
A próxima parada seria o Wanagiri Hidden Hill que é no caminho para o hotel, mas ao passar na frente eu não fiquei com vontade e entrar, é como se fosse um “parque” com lugares “instagramicos”, como aqueles balanços e ninhos bem populares de Bali, mas a entrada era 100k rúpias por pessoa, cerca de 30 reais, e estava lotado também, parece que ali tem até vestidos para alugar para as blogueiras tirarem fotos nos balanços, achei um pouco forçado demais, então desistimos e fomos para o hotel, mas fica a dica se alguém quiser colocar no roteiro.
Do Wanagiri Hidden Hill até o nosso hotel foi cerca de 15 minutos e estávamos em Munduk Village, em Munduk ficamos hospedados no Guru Ratna, foi o melhor custo benefício que conseguimos, era quarto privativo e tinha café da manhã incluso e o atendimento foi de primeira, falamos que no outro dia iriamos sair muito cedo e eles arrumaram o café da manhã pra gente levar, adoramos a gentileza. Caso queira conhecer o hostel ou se hospedar, clique aqui.
Almoçamos no restaurante do hostel mesmo e estava uma delícia, depois do almoço fomos para as próximas cachoeiras que ainda tinha muita coisa pela frente. Colocamos a cachoeira Sekumpul Waterfall no gps e fomos em direção a ela, colocamos essa cachoeira primeiro porque é a que eu mais queria ver, foi uma hora pra chegar até lá e pegamos muita chuva no caminho, estávamos ensopados e com frio, sim faz frio em Munduk para andar de moto na chuva, mesmo no verão de Bali. Ao chegar não tinha nada, o gps nos mandou pra um lugar que não tinha como entrar, colocamos outro lugar no gps e ele também nos levou em um lugar sem saída, optamos por desistir e ir para a próxima porque só estávamos perdendo tempo ali e a chuva não parava, então seria difícil fazer os 45 minutos de trilha até a cachoeira assim de qualquer forma, depois descobrimos que só pode fazer essa cachoeira com guia e tem no estacionamento que você paga e contrata o guia, como tínhamos mais 1 mês em Bali, provavelmente vamos voltar algum dia para fazer essa cachoeira, porque é a principal que eu queria ver.
Depois colocamos a próxima cachoeira no gps, a Gitgit Waterfall, foram cerca de uma hora pra chegar até ela, mas pegamos muita chuva, estávamos muito molhados e se a chuva não parasse ia ser sem chance de fazer as trilhas para as cachoeiras, então desistimos e voltamos para o hostel derrotados e antes que escurecesse mais, pois já era 5h da tarde. Depois da Gitgit Waterfall o plano era ir para a Aling Waterfall, depois para a Banyu Wana Amertha Waterfall e por último a Banyumala Twin Waterfalls, esse roteiro que eu fiz, na minha opinião são as cachoeiras mais bonitas de Bali, então fica a dica, se você estiver com mais sorte que a gente com o tempo, fique uns 2 dias em Munduk para fazer todas, porque vai valer a pena, ok?
Voltamos para o hostel já estava escuro foi muito perrengue para chegar até lá, chuva, moto com o freio querendo parar de funcionar, a moto não subia com duas pessoas nos morros, então eu tinha que descer e ir a pé, foi difícil a vida, viu? Então quando for alugar uma moto, tente pegar uma melhorzinha, nem que pague um pouquinho por mais por ela.
Dormimos como uns anjos e na manhã seguinte, adivinha? Chovendo, não teria nascer do sol no templo naquele dia, esperamos um pouco a chuva dar um alívio, mas nada, perto das 9 decidimos ir com chuva mesmo, mas chegando no templo que fica a uns 25 minutos do hostel, a chuva estava demais, não tinha condições, já estávamos muito molhados e a neblina, mas dava para ver.
Então decidimos deixar para outro dia, já que tínhamos tempo em Bali, mas esse era o nosso último dia em Munduk, dali partimos rumo a Ubud, onde passamos os próximos 6 dias, mas isso é assunto para o próximo post.
Confira no vídeo como foi nossa viagem em Munduk em Bali na Indonésia:
***
Não deixe de conferir os outros artigos que escrevi na Indonésia, segue abaixo:
O que fazer em Nusa Penida, o lugar mais lindo de Bali na Indonésia
O que fazer em Lombok, o paraíso escondido na Indonésia
O que fazer em Gili Islands em Lombok na Indonésia
O que fazer em Amed em Bali na Indonésia
O que fazer em Ubud em Bali na Indonésia
O que fazer em Munduk em Bali na Indonésia
O que fazer em Canggu e Uluwatu em Bali na Indonésia
Onde se hospedar na Tailândia e Indonésia (review de hotéis que fiquei)
***
***
Importante: Pensando em viajar? Não esqueça do Seguro Viagem!
Vai Viajar?
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa.
Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking.
Compre seus passeios online e evite surpresas!
Compre seu cruzeiro pagando menos e em até 12x sem juros.
Edite suas suas fotos com 1 clique!
Você também pode gostar de: