Pensando em viajar para o Chile? Já sabe o que fazer lá? Fizemos uma viagem para Santiago e aqui te conto como foi essa aventura e quanto gastamos para ficar 6 dias no Chile.
A viagem de Santiago no Chile, foi uma viagem continuada, primeiro fomos para Cancún no México e ficamos uma semana no caribe para depois embarcar direto para o Chile e brincar na neve, a diferença de temperatura foi gritante, mas foi o que tornou a viagem ainda mais emocionante.
Dia 1: Chegando em Santiago do Chile no feriado
A viagem até Santiago foi bem cansativa porque fomos direto do México depois de passar 6 dias lá (Quer ver como foi a minha viagem pelo México? Clique aqui), chegamos na metade da tarde, chegamos no feriado de Festas Patrias que no Chile é o feriado mais importante para eles, são dois dias, ou seja, nos dias 18 e 19 de setembro não abre comercio (inclusive casas de cambio e restaurantes) e todos os chilenos saem para comemorar.
Ao chegar no aeroporto de Santiago chamamos um Uber, de repente o motorista veio até nós a pé, ficamos surpresos, então ele nos falou que Uber lá é totalmente proibido no Chile, então ele tinha que desviar as autoridades, nos mostrou onde deveríamos esperar que ele ia pegar o carro e vinha nos pegar.
Deu tudo certo, no caminho para o hotel lembramos que não trocamos dinheiro no aeroporto o que as casas de cambio estavam fechadas, o motorista do Uber trocou 20 dólares para a gente não ficar sem nada, foi bem gentil e a cotação era boa.
Em Santiago ficamos hospedados no hotel RQ DaCarlo que tem um ótimo custo-benefício, ao chegar no hotel o dono nos ajudou a pedir uma pizza, por sorte alguns deliveries estavam abertos. Adoramos também o atendimento do hotel, sempre prontos para nos ajudar.
Chegamos no hotel na metade da tarde e com muita chuva, além de estarmos cansados e tudo estar fechado, tiramos o restante da tarde para descansar, depois comemos nossa pizza e fomos dormir cedo para no outro dia aproveitar as Festas Patrias.
Dia 2: Festas Patrias o feriado mais importante para os chilenos
Acordamos e fomos tomar café, nos arrumamos e descemos para chamar um UBER, o dono do hotel sempre muito solicito, nos imprimiu um mapa do parque onde estava acontecendo a festa, e onde tinha as famosas fondas, que nada mais é que barracas com muita comida típica e também danças e apresentações.
O motorista nos deixou próximo ao parque, porque não podia entrar carros, pois estava acontecendo um desfile com oficiais e o exército. Assistimos o desfile na rua e depois seguimos para o parque.
O parque é gigante e tem várias entradas e foi muito confuso e difícil encontrar a entrada certa que nos levaria para as fondas, tem várias apresentações e comemorações em outras partes do parque, tivemos que andar muito para encontrar e o sotaque do espanhol no Chile é difícil de entender para quem não está acostumado, como a gente, então pedir informação foi difícil, eles também entendem pouco o nosso portunhol.
Finalmente encontramos, depois de andar muito, e estávamos com muita fome. Então fomos almoçar, foi aí que vimos o quanto o Chile é caro, para a nossa sorte quase todos os lugares dentro do parque passavam cartão, porque ainda não tínhamos trocado dinheiro.
Pagamos 30 reais em um espetinho de carne e 18 reais em um chopp, eu achei bem caro, mas a fome estava grande. Comemos e fomos andar no parque e ver as apresentações de danças, estava lotado e as pessoas pareciam muito felizes.
Adoramos poder vivenciar um pouquinho a cultura chilena em um feriado tão importante para eles, as apresentações foram lindas e a comida era muito boa.
Quando o cansaço bateu, saímos do chamamos um UBER e voltamos para o hotel, pedimos uma pizza para o jantar e dormimos cedo que no dia seguinte tinha passeio.
Dia 3: As encantadoras cidades de Valparaíso e Vina Del Mar e o Sky Costanera, o maior mirante da América Latina
Acordamos, tomamos café e logo chegou a van para o passeio de Valparaíso e Vina del Mar. Esse passeio fechamos as pressas pelo whatsapp no dia anterior, que era feriado e não tinha nada aberto, não vou falar o nome da agência aqui porque eu não gostei do atendimento e eu jamais vou recomendar algo que eu não tenha gostado para vocês.
O guia era extremamente mau humorado e sem paciência, dois péssimos defeitos para um guia turístico que lida com pessoas. O passeio foi panorâmico, ou seja, a gente parava alguns minutos para tirar fotos e embarcava novamente na van.
Eu achei as cidades uma graça e acho que vale muito a pena, para quem tem mais tempo, ficar uns dois dias pelo menos em cada uma, porque assim em um passeio correndo, você não tem tempo para ver muita coisa.
Fomos primeiro para Valparaíso e depois para Vina del Mar, onde almoçamos em um restaurante ruim e caro, que foi recomendação da agência onde tinham reservado lugares para a gente, porém não era obrigatório.
O passeio é legal para quem não tem tempo para conhecer mais essas duas cidades, mas é cansativo porque você fica mais tempo dentro do carro do que fazendo qualquer outra coisa. Se o guia fosse mais interativo com as pessoas talvez o passeio não fosse tão maçante e seria mais divertido.
Mesmo assim, eu acho que valeu a pena, porque eu não tinha tempo para ir para Valparaíso e para Vina del Mar nessa viagem, e assim consegui ver um pouquinho das duas e já sei que na minha próxima viagem ao Chile eu quero começar por lá.
Uma agência que eu recomendo para vocês fazerem o passeio é a Destino Chile, que foi a agência que eu fiz todos os outros passeios da viagem e como vocês vão ver mais para frente, eu só tenho elogios para eles! Caso queiram conferir esse ou outros passeios ou pedir um orçamento com a Destino Chile, clique aqui.
Depois do passeio pedimos para a van nos deixar no Sky Costanera, onde tem o maior mirante da América Latina. Descemos e andamos um pouquinho no shopping e logo fomos para o mirante, pagamos 90 reais por pessoa para subir.
A vista lá de cima é incrível e você consegue ver Santiago em 360 graus, a cidade realmente fica rodeada de montanhas e a vista da cidade com a cordilheira ao fundo é maravilhosa.
Depois de contemplar a vista e tirar muitas fotos, descemos naquele elevador super-rápido e fomos ao mercado no shopping, eu precisava comprar uma mala, pois a minha veio destruída no voo, a companhia aérea era a Avianca e eles me deram um reembolso, mas não tinha condições de voltar com aquela mala toda quebrada.
Encontramos uma mala e fizemos compras para a janta e lanches para os passeios, depois disso pegamos um Uber e fomos para o hotel descansar que o dia foi cansativo.
Dia 4: Conhecendo Santiago do Chile
Acordamos tarde, mas estávamos com as energias recarregadas, tomamos café, fomos no mercado, organizamos as coisas para o almoço, almoçamos e fomos pegar o metro.
A locomoção em Santiago é muito fácil, você pode ir de metro para praticamente todos os lugares, descemos na estação próximo a Plaza de Armas, e fomos andando até lá para conhecer a praça e os arredores.
A praça é linda e lá tomamos um sorvete maravilhoso, o dia estava lindo e ensolarado, propício para um sorvete olhando aquela praça. Ficamos sentados na sombra um pouco e depois fomos conhecer um pouco Santiago a pé, por fim fomos procurar acessórios para o frio.
Dica a dica aqui para quem vai fazer o Valle Nevado e não quer alugar as roupas junto com o passeio, no centro tem algumas lojinhas que vendem roupas semi novas e saem por menos do que o valor de um aluguel lá no Valle, o ideal é que pelo menos uma calça impermeável você tenha e também uma bota, caso contrario vai sair de lá molhado e não vai aproveitar o passeio.
Como a gente tinha as roupas incluídas no passeio, queríamos apenas acessórios. Fomos em várias lojas e acabamos comprando 2 luvas, um cachecol e uma meia de lã bem grossa para mim. Levamos aqui do Brasil, protetor de orelha e toucas e foram muito uteis na viagem.
Compras feitas, era hora de voltar para a estação e pegar o metro até a estação próxima ao hotel. Na frente da estação tinha um mercado e aproveitamos para comprar um vinho chileno, pela bagatela de 12 reais e lanche para o Valle Nevado no outro dia.
Voltamos para o hotel onde comemos e fomos dormir cedo porque sairíamos as 6h da manhã para o Valle Nevado no dia seguinte.
Dia 5: Dia de se divertir na neve no Valle Nevado em Santiago no Chile
Acordamos cedo e lá em baixo já tínhamos dois cafés prontos para viagem, na noite anterior avisamos que sairíamos cedo, antes de servirem o café da manhã e eles deixaram o nosso pronto para levar.
Logo nossa van chegou pontualmente, contratamos esse passeio pela Destino Chile e não poderíamos ter escolhido melhor agência, eles são uma agência brasileira no Chile, ou seja, você tem toda a assistência e os guias tudo em português, os guias e também os motoristas são muito bem preparados, capacitados para lidar com pessoas, muito gentis e sempre prontos para ajudar.
Antes de seguir caminho, paramos em um posto para quem quisesse comprar algo ou tomar café, nós aproveitamos para tomar o nosso café que o hotel preparou, enquanto estávamos na van no caminho o guia foi o tempo todo explicando e contando mais sobre o Chile e o Valle Nevado, fez todo mundo interagir e entrar nas brincadeiras, foi muito divertido.
Paramos também em uma loja para alugar roupas e calçados impermeáveis, na hora de comprar o passeio pela Destino Chile, você tem a opção de já comprar com as roupas incluídas, porém se quiser deixar para pegar lá na hora, você também pode.
Te aconselho a pegar pelo menor a bota e uma calça, se você tiver blusas quentinhas, porque não tem como você ficar com os pés molhados e com a calça você pode sentar em qualquer lugar sem se preocupar, agora se você for como eu que vai rolar na neve para fazer anjinho, pegue a blusa impermeável também. Ok, depois de propriamente agasalhados, era hora de conhecer os parques.
Primeiro visitamos o Parque Farellones que é um parque menor, e acredito que na alta temporada do gelo seja muito divertido, é onde você vai conseguir fazer esqui bunda, andar de bike nas trilhas na neve e varias outras atividades, porém como fomos no final de setembro o parque já estava quase sem neve, pois é bem mais baixo que o Valle Nevado, e essas atividades estavam fechadas. Então paramos só para conhecer mesmo o parque e seguimos adiante rumo ao Valle Nevado.
Já falei para vocês que eu tenho muito sorte nas viagens, certo? Dois dias antes da gente chegar no Chile caiu uma nevasca enorme prolongando a temporada de inverno. Ou seja, nevou muito antes da gente chegar e quando chegamos pegamos tudo branquinho, como se fosse julho!
O Valle Nevado estava lindo branquinho e todo coberto de neve, aquela neve que você afunda quando pisa. Eu já tinha conhecido neve na Bolívia, mas não nessa proporção. Sério, perdi a maturidade, não consigo lidar com neve.
O guia explicou tudo certinho, nos levou até a gôndola que a gente usou para subir até a área da prática de snowboard, onde podíamos brincar na neve e também onde tem os restaurantes. Combinamos o horário da volta para as 16h, e fomos nos divertir no parque.
Nós levamos lanche pronto para almoçar, então encontramos uns banquinhos em um deque no meio da neve e comemos olhando aquela imensidão branca. A minha dica é para quem está querendo economizar, leve sua comida de casa, é permitido entrar no parque com comida. Os preços dos restaurantes são caríssimos.
Depois de almoçar, era hora de brincar na neve! Que alegria, eu parecia uma criança feliz, e ainda bem que tínhamos roupas e calçados impermeáveis porque rolei naquela neve, fiz anjinho na neve e fiz boneco de neve, brinquei de guerra de bola de neve com o Fernando e tiramos milhares de fotos. Ah, que dia incrível!
Optamos por não fazer snowboard dessa vez porque, além de ser um esporte caro e nosso orçamento estar bem apertado, como eu já disse, viemos para o Chile direto de uma viagem pelo México. Também queríamos ter essa experiência de se divertir feito criança na neve e adoramos!
Se sentimos falta do snowboard? Claro que sim, somos aventureiros natos, mas não se preocupem que a viagem para prática de snowboard já está na cabeça e tudo que pensamos com muita força, se realiza, certo?
Encontramos um lugarzinho mais reservado para voar com o drone e fazer algumas imagens, que não ficaram muito boas porque estava ventando um pouco, no parque se algum guardinha te ver com o drone ele vai pedir para descer, então fomos escondidos mesmo.
Como a temperatura estava bem baixa, -3 graus tinha que ser bem rápido e foi, fizemos vídeos que logo vai sair no meu canal do YouTube, não esquece de se inscrever lá para não perder. Clique aqui para se inscrever.
Quando estava no horário do encontro para a volta, descemos com a gôndola e fomos encontrar o pessoal e o guia. A volta foi tranquila, eu dei aquela dormida gostosa e logo estávamos chegando no hotel. Para pedir um orçamento ou reservar o passeio pela Destino Chile, clique aqui.
Foi um dia maravilhoso e eu não mudaria nada, chegamos no hotel exaustos, comemos, arrumamos as malas e fomos dormir que no outro dia ainda tinha mais um passeio antes da viagem de volta para o Brasil.
Dia 6: Cajon Del Maipo e Embalse El Yeso: aquela paisagem surreal que só o Chile tem
Acordamos cedo, nosso café para a viagem já estava preparado, pegamos os pacotinhos e fomos fazer check-out. Fizemos check-out porque depois do passeio já iriamos para o aeroporto, então deixamos nossas malas no deposito do hotel.
Nossa van da Destino Chile chegou, o motorista e guia era uma comédia, nos fez rir o caminho todo. Primeiro paramos em uma lojinha para quem quisesse alugar roupas para o frio, pegamos as nossas que já estavam inclusas no passeio, lá também tem um restaurante para quem quiser tomar o café da manhã, como levamos o nosso do hotel economizamos aí. Esse lugar era lindo, cheio de animais, principalmente cachorros, eu queria trazer eles embora comigo já, tão lindos e carinhosos.
Depois fomos para o Cajon Del Maipo, como eu já disse antes dois dias antes de chegarmos no Chile deu uma nevasca, então estava tudo coberto de neve e acredite, a paisagem sem neve é bonita também, mas com neve é surreal!
O guia foi explicando tudo sobre o lugar que é um pequeno povoado, cercado pela Cordilheira dos Andes e pelo rio Maipo, e fica a cerca de 100km de Santiago, nesse povoado que está o vulcão San José Del Maipo e uma lagoa com uma água azul turquesa indescritível chamada Embalse El Yeso.
O cenário até chegar é maravilhoso também, misturando rio, cordilheira e neve, uma diversidade incrível. Como tinha nevado bastante, não conseguimos seguir de carro até o Embalse El Yeso, como é normalmente feito esse passeio.
Deixamos a van e continuamos o caminho a pé, foram uns 30 minutos de caminhada por uma estrada de chão, que estava bem molhada por causa da neve, as botas foram muito uteis.
O guia foi com a gente até chegar lá na represa, nos deixou lá admirando aquela paisagem e voltou para a van para preparar o nosso piquenique, normalmente o piquenique é feito lá em cima com a vista para a represa, mas como o carro não subia até lá, foi feito lá em baixo mesmo no estacionamento.
O Fernando e eu fomos bem devagar, curtindo a paisagem e tirando muitas fotos, vale lembrar que você estará andando na altitude (se quando você for não der para subir até lá de carro como a gente), então não exagere e ande no seu ritmo, se hidrate e tome cuidado onde pisa que a estrada pode estar escorregadia.
Quando chegamos em Embalse El Yeso e o queixo caiu. MARAVILHOSA: essa é a palavra e repare que está escrita em maiúscula. O lugar é de tirar o folego e a cor daquela água é incrível.
O Embalse El Yeso nada mais é que um reservatório, uma lagoa artificial administrada pelas Aguas Andinas, que é uma empresa chilena, utilizada para abastecer de água potável Santiago inteiro.
A cor da água muda de acordo com o clima, pode ser que você pegue um dia que ela esteve turquesa, outro dia verde e até cinza, mas a lagoa é linda de todo o jeito.
Pegamos um dia de sol lindo e a água estava azul turquesa, mas teve momentos que vimos ela meio acinzentada, tiramos muitas fotos lá em cima e ficamos admirados com tamanha beleza, mesmo viajando bastante e vendo coisas lindas em todas as viagens a gente consegue superar as expectativas todas as vezes e vê como esse nosso mundo é lindo, e nos deixa com mais vontade ainda de se jogar por aí em busca de belezas para encher os olhos, como foram as belezas do Chile.
Voamos com o drone e de cima a vista consegue ser ainda mais incrível, e olha que achei que isso não seria possível, fizemos alguns vídeos e imagens lindas e logo estará disponível para vocês no YouTube, não esquece de se inscrever e ativar as notificações para ver quando a gente postar.
Depois disso voltamos para a van completamente maravilhados, ao chegar vimos uma mesa linda, preparada com todo o carinho pelo nosso guia. Muitos queijos, frios, frutas, sucos e vinhos de qualidade, além disso também tinha biscoitinhos, torradas e o melhor cream cheese com shoyo, nunca tinha provado cream cheese com shoyo misturado antes e virei fã!
Comemos e fizemos um brinde a vida e as belezas do Chile, atrás da gente aquelas montanhas nevadas davam um toque todo especial. Me senti completamente privilegiada e agradeci em silencio a oportunidade de estar nesse lugar e de conhecer a Cordilheira dos Andes.
No retorno o guia colocou músicas brasileiras e viemos cantando e rindo o caminho todo da volta, já alegrinhos com o vinho. Fizemos esse passeio com a Destino Chile e essa é a minha recomendação para vocês, foi um dia incrível, a agência é brasileira e os guias são sensacionais. Para saber mais ou pedir um orçamento desse passeio e outros pela Destino Chile, clique aqui.
Ao chegar no hotel, as 4 horas da tarde, descansamos um pouco nos sofás do lobby, depois pegamos nossas malas e chamamos um UBER que nos levou até o aeroporto.
Com uma dor no coração nos despedimos do Chile, mas nem por um momento pensamos que nossa viagem ao Chile acabaria em Santiago, pelo contrário, logo estaremos embarcando para a Patagônia Chilena e também quero muito conhecer o Atacama.
E você onde mais gostaria que a gente passasse pelo Chile? Deixa nos comentários para mim a sua sugestão.
Onde se hospedar em Santiago no Chile?
Ficamos no hotel RQ DaCarlo o hotel é bem simples, mas vale muito a pena pelo custo benéfico, é uma excelente opção se você está querendo economizar, o atendimento é excepcional e a localização é próxima de tudo. Clique aqui para conhecer o hotel ou reservar.
Para mais opções de hotéis em Santiago do Chile, clique aqui ou confira abaixo:
Onde comprar os passeios para Santiago no Chile?
Os passeios que fizemos foi o Valparaíso e Vina del Mar, Valle Nevado e Farellones e Cajon del Maipo e Embalse El Yeso. A agência que recomendo para fazer os passeios é a Destino Chile, que é uma agência brasileira no Chile e conta com os melhores e mais divertidos guias, o atendimento é ótimo e eles vão cuidar de vocês com muito carinho, clique aqui para conhecer a Destino Chile ou pedir um orçamento personalizado.
Quando custa viajar para Santiago no Chile?
Segue abaixo os nossos gastos no Chile, como podem ver foi uma viagem bem econômica:
- 2 Passagens aéreas + hotel: R$ 2312,62
- Luva Cheila: $ 1.890 (R$ 11,48)
- Luva Fer: $ 3.490 (R$ 21,21)
- Cachecol Fer: $ 6.000 (R$ 36,46)
- Meia Cheila: $ 2.000 (R$ 12,15)
- Uber Aeroporto-Hotel: R$ 73,69
- Pizza Delivery: R$ 75,74
- Uber Ida O’Higgins: R$ 14,60
- 2 Entradas Festa Patrias Fondas: R$ 66,82
- Chopp 500ml: R$ 20,04
- Espetinho: R$ 33,41
- 2 Churros: $ 2.000 (R$ 12,15)
- Uber Volta O’Higgins: R$ 20,86
- Lanche Delivery: R$ 63,31
- 2 Almoço Passeio Vina Del Mar no restaurante Los Pomairinos: $ 14.000 (R$ 85,06)
- Fanta 600ml: $ 1.000 (R$ 6,08)
- Mercado: $ 15.720 (R$ 95,51)
- 2 Sky Costanera: $ 30.000 (R$ 182,28)
- Uber Volta Sky: R$ 37,03
- 2 ida e volta de Metro: $ 4.550 (R$ 27,65)
- 2 Sorvetes: $ 1.400 (R$ 8,51)
- Mercado: $ 4.620 (R$ 28,07)
- 2 Gondola Valle Nevado $ 40.000 (R$ 216,82)
- 2 Aluguel Óculos Neve Valle Nevado $ 10.000 (R$ 54,00)
- Uber hotel-aeroporto R$ 84,71
- 2 Hot Dog e refri + e 2 chopp no Aeroporto $ 17,850 (R$ 96,75)
Total da viagem: R$ 3697,01 o CASAL com passagem aérea, hotel e tudo mais! Ou seja, R$ 1848,50 por pessoa.
Nesse valor só não estão inclusos os passeios, clique aqui para conferir o valor passeio por passeio.
Viu como dá para economizar mesmo em um pais caro como o Chile?
Confira também o artigo de Santiago do Chile para um viagem mais confortável e gastando um pouco mais, clique aqui.
——
Importante: Eu viajei conectada com um chip da Easysim4u, recebi o chip em casa e já sai do Brasil conectada! Clique aqui pra saber como viajar conectado.
Quer ver mais fotos da viagem? Me segue no Instagram e acompanhe em tempo real as minhas aventuras pelo mundo:
Segue abaixo mais algumas dicas de passeios em Santiago:
***
Leia também:
- 20 maneiras fáceis de economizar dinheiro para viajar
- Como viajar para fora do país 3 vezes por ano com um salário regular?
- Tailândia: relato de viagem
- 12 técnicas incríveis para comprar passagens aéreas mais baratas
- Você será mais feliz se desapegar das coisas e ir viver experiências
- 20 dicas para planejar uma viagem por conta própria – Guia de viagem
- Seguro Viagem: Devo ou não contratar para viajar?
- 8 mitos sobre viajar sozinha que foram desmascarados
***
***
***
Importante: Pensando em viajar? Não esqueça do Seguro Viagem!
Vai Viajar?
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa.
Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking.
Compre seus passeios online e evite surpresas!
Compre seu cruzeiro pagando menos e em até 12x sem juros.
Edite suas suas fotos com 1 clique!
Você também pode gostar de:
Link permanente
Chile é demais! Ficou muito bom o relato, sempre com muitos detalhes e informações importantes. Bora viajar!!!
Link permanente
Boraaa <3
Link permanente
Vi em um outro artigo que vc havia utilizado a empresa VL3 Turismo. Gostou? Tem o telefone ou Zap deles para indicar?
Link permanente
Foi uma amiga que utilizou e ela gostou sim, não tenho as infos, mas você encontra facilmente no google. Boas ferias