Chegamos em Goreme na Capadócia saindo de ônibus de Denizli, depois de conhecer Pamukkale. Pegamos um ônibus noturno pela RH Turizm que chegou quase meia hora atrasado na rodoviária, comparando com a Pamukkale Turizm que usamos mais na Turquia, a RH deixou muito a desejar, mas não quer dizer que é ruim, apenas comparando, a Pamukkale Turizm é melhor, é pontual e o serviço de bordo é ótimo.
A viagem foi tranquila e consegui dormir algumas horinhas, mesmo assim foi bem cansativa, já que viemos direto de Pamukkale, fizemos o passeio de dia e já pegamos o ônibus para viajar a noite. Chegamos em Goreme às 7:00 da manhã, ao chegar coloquei o hostel que ficamos hospedados no google maps e andamos até lá, apenas 5 minutos andando, o hostel aqui é bem localizado, próximo do centrinho e de tudo. Chegamos antes do horário e ele disse que poderíamos fazer o check in antes, mas primeiro era pra ir com ele, nos serviu chá e nos levou até o terraço, onde pudemos ver os balões começando a subir aos céus, foi emocionante!
Até passou o cansaço na hora, fiquei lá só olhando e vendo o sol nascer atrás dos balões, foi realmente incrível. A vista do hostel é ótima, você vai ter uma bela surpresa todo dia ao nascer do sol.
Ficamos hospedados no Happydocia, um hostel gracinha e com a o melhor custo benefício, vamos ficar hospedados 3 dias aqui e 1 dia em uma cave. Ficamos em um quarto privativo, eles servem café e chá o dia todo a vontade, o que foi ótimo nos dias frios em Goreme. Se você quiser se hospedar no Happydocia, clique aqui. Lembre-se que sempre que você precisar de algum hotel clicar pelos links aqui do blog, ganhamos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso, ajuda muito na volta ao mundo, viu? Obrigada.
Depois que contemplar aquela paisagem linda que só a Capadócia tem, fomos para o quarto, adoramos a gentileza do senhor de nos levar ao terraço, pois eu achava que já tinha acontecido os balões subirem, pelo horário que chegamos, mas como é quase inverno aqui, o sol nasce mais tarde, o que é ótimo, não ter que madrugar para ver os balões, e no inverno também ao invés de 300 euros por um passeio de balões você paga 150, foi a informação que o dono do hostel nos deu, então fica a dica.
Resolvemos tirar o dia para trabalhar e descansar, fizemos compra em um mercadinho aqui perto e fizemos um lanche delícia para o almoço e para a jantar também, ficamos trabalhando nas nossas mídias a tarde toda e quando o cansaço bateu, era hora de descansar que amanhã o dia irá começar cedinho!
Acordamos para ver os balões ao nascer do sol, mas eu estava tão cansada que não conseguia levantar, o Fernando se informou, e por sorte o dono do hostel falou que os balões não iam decolar por causa do vento, não sei se fiquei triste ou feliz por poder ficar mais na cama.
Dormi até as 9 da manhã, levantei, me arrumei, tomamos café e fomos para o mercado, comprar ingredientes para fazer nosso lanche na trilha, faríamos a trilha para o Pigeon Valley, andando de Goreme, onde estamos hospedados, até vale, são cerca de uma hora caminhando. Compramos sanduíches prontos de pão e presunto e compramos iogurtes, também levamos água para a trilha, é importante se manter hidratado.
Coloquei no google maps o nome do vale e fomos andando, a estrada em si até o Pigeon Valley já vale a ida, é incrível, saindo de Goreme e indo em direção a Uçhisar, a estrada inteira você pode ir contemplando a vista, das casinhas das pedras e da paisagem singular desértica da Capadócia. Na trilha você vai por cima de Goreme, como se tivesse subindo a montanha e vendo as casinhas pequeninas lá em baixo, pelo caminho tem vários restaurantes com vistas panorâmicas, tem onde comprar água e banheiros também, caso precise.
Ao chegar próximo a Uçhisar você vai ver plaquinhas mostrando a entrada da trilha, você pode continuar pela trilha que faz a pé por dentro do vale ou se estiver de carro ou preferir ir a pé também, pode seguir a estrada que passa por dentro da cidade até o vale.
Decidimos ir pela cidade para conhecer e voltar pela trilha do vale, as estradas são bem tranquilas e o google maps te leva certinho até o vale, pelo caminho paramos em alguns pontos para tirar fotos, paramos na Evil Eye Tree também, aquelas árvores típicas da turquia, enfeitadas que olho grego, e algumas cheias de fitinhas coloridas, não sei direito o que significa, mas as fotos ficam lindas com o contraste de cores.
Entramos no vale para tirar umas fotos, entramos dentro de uma das cavernas e encontramos uns 7 cachorros ali perto, todos muito amigáveis, fiquei brincando com eles enquanto o Fer subia o drone para fazer uns vídeos do Pigeon Valley.
Se você ficou curioso dê porque o nome Pigeon Valley (Vale dos Pombos), é porque o vale é a casa de milhares de pombos e você consegue vê-los em bando voando por ali ou em cima das casas e teto dos restaurantes ali perto.
O tempo fechou e parecia que ia cair um temporal, até estranhei porque li em vários relatos que nunca chove em Goreme, mas senti um pingo cair no rosto, era hora de andar de volta para o hostel, e torçer para não pegar a chuva pelo caminho, decidimos voltar pela estrada novamente, pois se chovesse poderíamos correr para algum restaurante para pedir abrigo, já que estávamos com a mochila de equipamentos, drone, câmeras, etc, e ela estava sem capa de chuva, então não podíamos arriscar ficar na trilha na chuva, sem abrigo.
Apertamos o passo para fugir da chuva, mas senti que alguém estava me seguindo, olhei para trás e um cachorro estava seguindo a gente, desde o vale. Brincamos com ele e falamos pra ele voltar, mas ele não voltava, continua seguindo a gente.
Conforme a gente ia andando o tempo estava melhorando e o sinal de chuva foi embora, então começamos a andar mais tranquilos, em um momento paramos para fazer nosso piquenique, comemos nosso lanche com calma, e claro repartimos com o cachorro, carinhosamente apelidado de “doguinho”.
Tomamos alguns sustos com ele, pois a trilha é pela BR e fica próximo ao asfalto e o cachorro queria latir para os carros e algumas vezes foi pro meio da rua, chamamos ele e cuidavamos pra ele não ir na rua, até pegamos uns caminhos alternativos por fora da BR por uns matos para cuidar pra ele não ir na rua.
Fizemos de tudo pra ele voltar, mas ele não saiu do nosso lado, até próximo ao hotel, onde ele virou a esquina e a gente entrou no hotel, ficamos felizes pelo menos que ele veio até dentro da cidade e não ficou lá na BR, onde era mais perigoso. O Fer falou que é provável que ele consiga voltar até o vale, por ser cachorro de rua, ele é esperto, mas confesso que fiquei preocupada com ele, pedi para o Fer dar uma olhada próximo ao hotel, e quando ele foi no mercado ele olhou próximo ao hotel e o doguinho não estava mais por ali. Se eu pudesse levaria ele na mala comigo, foi estranho, parecia que ele sabia que não podíamos ficar com ele e um pouquinho antes da gente entrar no hotel, ele seguiu o rumo dele.
Depois de descansar, trabalhar um pouco, tomar um banho demorado para relaxar, era hora de dormir para acordar cedinho e ver o sol nascer com os balões ao fundo da Capadócia!
Capadócia significa “terra dos cavalos”. Não é uma cidade como muitos pensam, e sim uma região da Turquia de 15 mil km quadrados. Essa região com solo vulcânico, calcário e erosivo possui várias cidades e a maior delas é Goreme, onde estamos hospedados. Esse tipo de solo da Capadócia serviu de abrigo e refúgio para diversos povos antigos da região.
Você já ouviu falar nas chamadas “chaminés de fadas” ? Aqui na Capadócia é um dos únicos lugares do mundo que você vai encontrar esse tipo de evento da natureza, que o homem aproveitou da melhor forma na época. Elas possuem formato cônico e chegam a atingir 40 metros de altura. Grandes colunas vulcânicas sofreram interferência de ventos, chuvas, rios e até neve para formar o que vemos hoje. O mais impressionante é ver as incríveis cavernas que foram esculpidas nas rochas, dando um show de beleza e história para quem visita a Capadócia.
Hoje em dia as cavernas são usadas para visitação de turistas, museus, hotéis, lojas, entre outros. Mas tem também alguns bairros aqui na Capadócia que as cavernas continuam sendo habitadas normalmente.
Conforme o império romano foi se fortalecendo, os cristãos precisaram se refugiar pois estavam sendo perseguidos nessa região da turquia. E muito próximo de Goreme, em kaymakli, é um dos lugares que os cristãos se protegiam dos ataques romanos. É uma cidade subterrânea e cada cidade tem 20 metros de profundidade e algumas abrigavam até 5 mil pessoas. Os vulcões deixaram as lavas e cinzas nesta região da capadócia há mais de 2 milhões de anos, e com o passar dos anos o vento e a água da chuva deu esse formato nessas rochas.
Quando você está caminhando pela região da Capadócia, não é estranho pensar que está em um cenário de filme, pois você realmente está. Nos últimos 40 anos foram gravados mais de 193 produções cinematográficas. “Empire of the Wolves”, “Ghost Rider II”, e um dos episódios de “Star Wars”, esses são os mais famosos gravados aqui. A novela Salve Jorge foi um sucesso no Brasil e teve muitas cenas gravadas na Capadócia.
Falando nisso não podemos esquecer da história de São Jorge, um guerreiro que além de padre também foi um soldado romano. Diz a lenda que São Jorge nasceu nessa região por volta do século 3. A Capadócia é linda e cheia de história!
Acordamos com a chuva lá fora, claro que com chuva os balões não iam voar, então resolvemos ficar na cama até mais tarde, choveu o dia todo, não conseguimos fazer trilha também, queríamos fazer a trilha para o Red Valley e a trilha para o Rose Valley, mas com chuva não rolou, ficamos no hostel trabalhando o resto do dia, conseguimos adiantar algumas coisas e consegui editar bastante fotos antes de pegar no sono, no dia seguinte iríamos para uma cave hotel!
Acordei empolgada, era dia de ir para o cave hotel, ficamos hospedados no Mithra Cave Hotel e eu adorei, atendimento ótimo, muito limpo e cheiroso, super aconchegante e com o melhor café da manhã da vida! Isso sem contar na vista do rooftop, perfeito para ver os balões da Capadócia ao nascer do sol. Eu adorei tudo do hotel e recomendo, caso você queira conhecer e fazer sua reserva no hotel, clique aqui.
Chegamos no hotel, fizemos o check in, deixamos as malas e fomos para a rua, eu queria conhecer as famosas lojas de tapetes da Capadócia e ficava pertinho do hotel.
Tem muitas lojas de tapetes feitos à mão que encanta pela sua arquitetura e história. Os tapetes formam as paredes das lojas e algumas são com céu aberto. As lojas foram passadas de gerações em gerações e elas serviam de abrigo para os camelos descansarem nas travessias da China até a Europa.
Algumas lojas possuem mais de 300 mil tapetes e os preços variam de acordo com o tamanho, técnica e também de acordo com a sua história, tem tapetes com mais de 200 anos de idade de diversos artesãos que passaram pela Capadócia.
Fomos na Galerie Ikman que é a maior delas, sério, são milhares de tapetes, um mais lindo que o outro e deu vontade de levar vários pra casa, aí eu lembrei que não tenho casa e nem espaço na mochila pra mais nada, então só olhei mesmo e aproveitei pra tirar milhares de fotos em todos os cantos da loja. A loja inteira é muito fotogênica e tão fotogênica que ficou famosa no instagram e agora o dono fez um estúdio de fotos dentro da loja, depois de um certo horário a loja serve apenas de estúdio e eles tiram fotos profissionais com drone e tudo. Quando fomos tinha um casal tirando fotos de casamento, devem ter ficado lindas!
Depois de tirar milhares de fotos e gravar vídeos na loja, conversamos bastante com o dono e ele nos contou que antigamente na Turquia era cultural o uso de tapetes por tudo, as noivas antes de casar, faziam um tapete e esse tapete era o primeiro item da casa nova delas. Todas tinham que fazer, mas hoje em dia a cultura se perdeu um pouco, já que os jovens querem mais é saber de internet, palavras do dono da loja.
Depois de sair da loja, fomos dar uma volta no centrinho de Goreme, que é uma graça e tem várias lojas lindas e restaurantes fofinhos, sério Goreme é uma graça de cidade, vale a pena ficar alguns dias por aqui.
Voltamos para o hotel para aproveitar um pouquinho nosso hotel caverna, já que só íamos ficar aqui um dia, esses cave hotéis são hotéis mesmo em cavernas, como era antigamente aqui, ainda tem várias casas que são feitas dentro de pedras. Curtimos muito o nosso quarto e fomos dormir cedo, porque a vida em Goreme começa de madrugada e tínhamos que madrugar para ver os balões ao nascer do sol no rooftop do hotel.
Nós viemos no começo do inverno, então tem a vantagem do sol nascer mais tarde, por volta das 7:15, porém tem a desvantagem do frio pela manhã. Que vale a pena já vou adiantar que vale, se não o que faria milhares de pessoas acordar antes do primeiro canto da mesquita, não é mesmo?
Não estou aqui para dizer aquela frase clichê do tipo “se você for para a Capadócia você tem que voar de balão”. O passeio custa em torno de R$ 1400,00 no verão e R$ 700,00 reais no inverno e quem optar por não fazer o passeio não fica de fora do espetáculo, a grande maioria das pessoas se concentram no topo do morro, que é chamado de panorâmico para assistir ao nascer do sol e os balões.
Outra opção para quem não pretende voar de balão é assistir do próprio hotel. Muitos hotéis na Capadócia possui um rooftop com vista para os balões que na maioria dos casos é acompanhado por um delicioso café da manhã, como é o caso do nosso.
Alguns balões chegam bem perto dos turistas proporcionando uma diversão extra para os que estão no morro assistindo ao espetáculo
Acordamos as 6:00 mesmo sabendo que o sol ia nascer mais tarde, queríamos estar prontos e já no rooftop para guardar o lugar pra tirar as primeiras fotos. As 7 já estávamos lá em cima, esperando o sol nascer. O rooftop estava todo decorado e o café da manhã servido, esse café da manhã no rooftop ao ar livre não é para comer, não viu?
É apenas para decoração e para enfeitar as fotos dos turistas, sim pasmem! Eu já sabia disso, mas tem muita gente que não sabe e se frustra ao chegar lá, então já vá avisado. Em todos os cave hotéis é assim. Mas o café da manhã tem vista para os balões também, não se preocupe, pelo menos do nosso hotel o café é servido no restaurante do rooftop, então tem vista panorâmica para os balões e o nascer do sol, só não é ao ar livre, o que é melhor, na minha opinião porque no inverno faz frio, viu?
Eu estava de vestido, sim, queria uma foto bonitinha lá em cima e fui de vestido e uma jaqueta grossa por cima, mas com os pés de fora e passei muito frio.
O sol começou aparecer as 7:30 e nada dos balões, e quando mais o sol aparecia, mais desapontada eu ficava, porque não tinha nenhum balão. Mais um dia sem balões no céu, 3 dias seguidos sem os balões, tivemos muita sorte de ter visto esse espetáculo no primeiro dia ao chegar na Capadócia.
O céu estava limpo e não tinha vento, pelo menos ali onde estávamos, mas os balões não voaram. Quando vimos que não teria balões, fui me vestir, colocar uma roupa quentinha e subi para o café. Quando vi aquele buffet do café da manhã, a alegria voltou pra dentro de mim e esqueci dos balões, era muita variedade de coisas, comi muito! E mesmo sem balões, a vista é linda lá de cima.
Voltamos para o quarto e arrumamos as malas para o check out, fizemos check out e voltamos para o hostel que estávamos antes, ficamos aqui mais uma noite e amanhã seguimos para o próximo país da viagem de volta ao mundo.
Assim que chegamos no hostel começou a chover muito e choveu a tarde toda e a noite toda, então é quase certo que amanhã não terá balões também, mas quem sabe, a gente não dá sorte de vê-los novamente antes de ir para o aeroporto, nosso transfer chega às 7:30 e então vamos pegar um voo para Istambul, onde pegamos um voo direto para a Ásia, mas esse já é assunto para o próximo post.
Confira no vídeo como foi nossa viagem a Capadócia na Turquia:
***
***
Não deixe de conferir os outros artigos que escrevi na Turquia, segue abaixo:
O que fazer na Capadócia na Turquia
Vale a pena conhecer Pamukkale na Turquia?
O que fazer em Selçuk: as ruínas de Éfeso
O que fazer em Istambul na Turquia
***
***
Importante: Pensando em viajar? Não esqueça do Seguro Viagem!
Vai Viajar?
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa.
Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking.
Compre seus passeios online e evite surpresas!
Compre seu cruzeiro pagando menos e em até 12x sem juros.
Edite suas suas fotos com 1 clique!
Você também pode gostar de:
Link permanente
Link permanente