O pior pesadelo de qualquer viajante é de ter sua mala extraviada, pedida ou roubada durante a viagem, saiba quais medidas você deve tomar nesse tipo de situação e quais são os seus direitos!
O que fazer quando a mala não aparece na esteira do aeroporto
Este é um momento que dá um certo friozinho na barriga, não é mesmo? Ainda mais quando você vê que todos do seu voo já pegaram as malas e foram embora e você continua lá à espera da sua.
A sua mala pode estar atrasada ou o maior pesadelo de todos, a mala extraviada, caso seja este o ocorrido, que claro é uma situação que eu não desejo para ninguém, é preciso que você vá imediatamente informar a companhia aérea sobre o ocorrido, procure por um funcionário e ele irá solicitar a você que preencha um documento chamado RIB – Registro de Irregularidade de Bagagem ou um documento similar que é o PIR- Property Irregularity Report, este documento é como se fosse um boletim de ocorrência, e nele você colocará as seguintes informações.
- Nome
- Número de voo
- Tipo de mala
A partir disso dará início a busca dos seus pertences.
Da sua casa ou do Hotel você pode manter o contato com a companhia aérea pedindo localização quanto a localização de sua bagagem, algumas companhias aéreas permitem que você faça este acompanhamento pela internet, solicite esta informação com a companhia.
Segundo uma pesquisa do Departamento de transporte americano foi constatado que 98% das bagagens perdidas são localizadas nas primeiras 24 horas após o seu sumiço.
O que fazer se a minha bagagem estiver extraviada com sinais de arrombamento?
As companhias aéreas possuem diferentes prazos para registros de reclamações sobre mala extraviada ou com sinais de arrombamento, por tanto assim que as retirar da esteira verifique ali mesmo se a bagagem está intacta.
Algumas companhias aéreas não se responsabilizam por bagagens cheias de mais ou mal embaladas, então eles irão verificar o dano e cobrir o custo do conserto caso esteja dentro das políticas da companhia.
Caso não seja possível o reparo da bagagem, o passageiro irá receber uma peça igual ou similar, e não se esqueça de verificar se todos os seus pertences estão intactos.
Há um prazo para o rastreamento?
Caso a sua mala não chegue no destino a companhia aérea fará uma busca pelos porões da aeronave, nos galpões de carga e no terminal de passageiros.
Os primeiros dias de busca as companhias aéreas buscam as malas através de suas características internas, caso não tenham sucesso inicia-se as buscas pelo conteúdo que elas carregam.
No Brasil o prazo para encontrar uma mala perdida é de 30 dias, porém esse período pode variar de acordo com a companhia aérea principalmente se for internacional, onde algumas companhias podem passar de 45 dias o prazo de buscas. Caso não seja localizada inicia-se o processo de ressarcimento, que é de 20 dólares por quilo de bagagem.
Caso você não concorde com o valor você pode procurar orientações com o Procon, afinal o valor estabelecido não é lei e caso você tenha como provar que os pertences que estavam em sua mala valem muito mais que o valor estabelecido você poderá recorrer à justiça.
Caso a sua mala extraviada seja encontrada, porém esteja danificada você poderá abrir uma reclamação formal junto a empresa aérea, para que ela arque com o conserto ou a substituição da mala por uma igual ou similar.
Vale a pena declarar o conteúdo que está sendo transportado?
Algumas companhias aéreas te dão a oportunidade de declarar todos os itens que estão sendo carregados em sua mala, porém para isso é cobrado uma taxa e a um limite que pode ser declarado que varia de companhia para companhia, que geralmente é de 3 mil a 5 mil dólares.
Para que nada atrapalhe o seu Check-in é importante que você se informe quanto aos procedimentos com a companhia.
Lembrando que há uma lista longa de objetos que as companhias aéreas não se responsabilizam, vejam alguns:
- Papeis de negócios;
- Pinturas;
- Máquinas fotográficas;
- Documentos;
- Joias
- Antiguidades
Estes itens devem ir na sua bagagem de mão!
A mala pode ficar perdida por vários motivos o mais comum é a etiqueta de destino ser rasgada durante o transporte, por isso é importante que você verifique a etiqueta de despacho da bagagem ainda no balcão de check-in para garantir que o destino está correto.
E você, já teve a sua mala extraviada? Me conte como foi para localiza-la e quais os procedimentos realizados pela sua companhia aérea nos cometários.
***
***
Importante: Pensando em viajar? Não esqueça do Seguro Viagem!
- 20 maneiras fáceis de economizar dinheiro para viajar
- Como viajar para fora do país 3 vezes por ano com um salário regular?
- Tailândia: relato de viagem
- 12 técnicas incríveis para comprar passagens aéreas mais baratas
- Você será mais feliz se desapegar das coisas e ir viver experiências
- 20 dicas para planejar uma viagem por conta própria – Guia de viagem
- Seguro Viagem: Devo ou não contratar para viajar?
- 8 mitos sobre viajar sozinha que foram desmascarados
Vai Viajar?
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa.
Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking.
Compre seus passeios online e evite surpresas!
Compre seu cruzeiro pagando menos e em até 12x sem juros.
Edite suas suas fotos com 1 clique!
Você também pode gostar de:
Link permanente
Interessante.
Link permanente
Obrigada 😀
Link permanente
Gostei.
Link permanente
Obrigada 🙂
Link permanente
My family every time say that I am killing my time here at web, however I know I am getting familiarity everyday by reading thes good
content.
Link permanente
Thanks 🙂