Vai viajar para a Pamukkale na Turquia? Já sabe o que fazer lá? Passamos por Pamukkale durante a nossa volta ao mundo e foi uma das melhores experiências da viagem à Turquia, confere no artigo como foi.
Viemos para Pamukkale em uma viagem de ônibus desde Selçuk, que foi onde fomos ver as ruínas de Éfeso. Saímos de Selçuk às 11:30 da manhã em um ônibus da Pamukkale turizm, na minha opinião é a melhor cia de ônibus da Turquia, sempre muito educados e tem muita comida de graça, lanchinhos e café, chá, refrigerante e água, além de ser muito confortável o ônibus deles. E o preço é ótimo também, pagamos 41 lira turca por pessoa por esse trecho, cerca de 30 reais.
Chegamos em Denizli, cidade base para conhecer Pamukkale, às 14:45 da tarde e pegamos uma van, na rodoviária mesmo, para Pamukkale, a van custou 4,50 lira turca, cerca de 3,30 reais e a viagem durou uns 15 minutos. De onde a van nos deixou em Pamukkale, fomos andando até o parque, demorou menos de 5 minutos.
Na entrada compramos os bilhetes, que além da entrada a Pamukkale ainda te dá direito a ver as ruínas da cidade antiga de Hierápolis. Custou 60 lira turca por pessoa, cerca de 44 reais. Ao entrar você precisa tirar o calçado, para a conversação do lugar e para manter sempre branquinho.
Pamukkale é um conjunto de piscinas de águas termais, a origem é calcária e com o passar dos séculos se transformou em enormes bacias de água que descem montanha a baixo.
Ao contrário do que muitos pensam, não é neve, apesar de parecer. Pamukkale é o castelo de algodão da Turquia e realmente parece um! São montanhas branquinhas com mais de 200 metros de altura e as piscinas com água azulinha dão um charme todo especial ao lugar.
Em 1988 Pamukkale foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO e na minha opinião mereceu o título. Antes de ir eu li muitos relatos e assistir vários vídeos no Youtube falando mal de Pamukkale, que foi uma decepção para quem foi e eu quase tirei do meu roteiro, mas pensei melhor e decidi ter a minha própria experiência e não basear meus julgamentos em base na experiência de outras pessoas, e foi a melhor coisa que eu fiz!
A grande beleza é a imensidão branca do penhasco com bacias esculpidas cheias de água e quedas d’água que parecem congeladas, dá a ilusão de serem feitas de neve, nuvem ou algodão. Eu realmente não entendo como alguém não teve uma experiência boa em Pamukkale, talvez pela época que foram, tinha bastante gente, ou alguma outra coisa, mas muitos falaram que as piscinas estavam vazias.
Talvez eu tive sorte então, fui no final de novembro, época que as piscinas deveriam começar a esvaziar, mas estavam cheias quando eu fui, e não tinha muita gente no local, porque já estava começando esfriar, o que foi ótimo, pode aproveitar uns minutos nas piscinas sozinhas e fiz algumas fotos lindas.
Minha experiência em Pamukkale foi a melhor possível, ao entrar eu já fiquei encantada, que mesmo se as piscinas estivessem vazias, mesmo assim teria valido a pena ir, já que só aquela paisagem branquinha já encanta os olhos.
Fomos subindo a colina, com as mochilas nas costas, pela entrada que fomos não tinha guarda volume, talvez tenha na outra entrada, não vou saber informar porque fomos e voltamos pela mesma entrada, então levamos as mochilas nas costas enquanto visitávamos Pamukkale, o que não foi um problema, agora se você estiver com mala de rodinha, procure pelo guarda-volume. As companhias de ônibus também tem guarda volume nos escritórios deles, bastante comprar a passagem com eles que eles colocam sua mala no depósito, se informe ao comprar as suas passagens.
Fomos parando nas piscinas para contemplar e tirar algumas fotos, não demoramos muitos porque queríamos ver as ruínas de Hierápolis também, então fomos direto lá, fomos no teatro que é o que eu mais queria ver, demos sorte de chegar quando as vans com os turistas, a grande maioria chineses, tinham acabado de sair de lá, e conseguimos 5 minutos com o teatro vazio antes de chegar as outras vans com mais chineses, digo, turistas.
Depois de ver o teatro voltamos para Pamukkale, não tive curiosidade de ver a Piscina de Cleópatra ou Antique Pool, mas você pode acessá la facilmente de Pamukkale, o ingresso a é a parte para entrar na piscina, dizem que a piscina foi construída a pedido da rainha egípcia, mas se é verdade, eu não sei. Na Antique Pool eles também oferecem armários e banheiros. A temperatura da água é de 35º.
Descendo as colinas de Pamukkale eu aguardava ansiosa pelo pôr do sol, tinha certeza que seria mágico, e não é que foi mesmo? É simplesmente inexplicável a beleza do sol se pondo naquela imensidão branca com balões e paragliding ao fundo.
Quando o sol ia se escondendo e a noite querendo chegar, o ventinho frio começava e era hora de ir embora, próximo da saída, mais um surpresa, um balão gigante sobrevoando acima da gente, foi a primeira vez que cheguei tão perto de um balão e foi emocionante. Olhei para o céu e agradeci, tudo que eu senti foi gratidão por esse dia maravilhoso.
Fomos até o ponto de ônibus para pegar a van que nos levaria de volta a Denizli, e de lá iriamos em um ônibus noturno para Capadócia. Eu não dormi em Pamukkale, mas se você preferir pernoite lá para aproveitar melhor essa beleza da natureza, clique aqui para ver algumas opções de hotel baratas na cidade.
Já na rodoviária de Denizli eu pensei em tudo que teria perdido se tivesse optado por tirar Pamukkale do roteiro simplesmente porque algumas pessoas tiveram uma experiência ruim lá, fiquei grata por ser curiosa e querer sempre ver com meus próprios olhos e viver a experiência para poder formar a minha própria opinião. Agora é hora de dormir para chegar logo na Capadócia, a última parte da nossa viagem a Turquia, mas esse já é assunto para o próximo post.
Confira no vídeo como foi nossa viagem a Pamukkale na Turquia:
***
***
Não deixe de conferir os outros artigos que escrevi na Turquia, segue abaixo:
O que fazer na Capadócia na Turquia
Vale a pena conhecer Pamukkale na Turquia?
O que fazer em Selçuk: as ruínas de Éfeso
O que fazer em Istambul na Turquia
***
***
Importante: Pensando em viajar? Não esqueça do Seguro Viagem!
Vai Viajar?
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa.
Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking.
Compre seus passeios online e evite surpresas!
Compre seu cruzeiro pagando menos e em até 12x sem juros.
Edite suas suas fotos com 1 clique!
Você também pode gostar de:
Link permanente