Quer viajar de graça? Você já deve ter lido diversas vezes nos jornais ou em reportagens da TV sobre o uso indevido de veículos por autoridades, não é mesmo?! Isso porque alguns cargos como ministros do Estado, presidentes do Legislativo e comandantes das Forças Armadas, por exemplo, têm direito de utilizar os aviões da Força Aérea Brasileira – FAB para viagens à trabalho.
O que você não deve saber é que não são somente eles que podem fazer isso, todo o cidadão comum pode utilizar os voos da FAB sem custo algum e nem precisa ser somente para negócios. Ficou interessado no assunto? Então não perca este artigo, confira!
Como funciona?
É isso mesmo que você leu no trecho acima. Todo cidadão civil também pode fazer uso dos aviões da Força Aérea Brasileira – FAB, para viajar de graça, da mesma forma que as pessoas que ocupam cargos como ministros, presidentes do Legislativo ou comandantes das Forças Armadas. A diferença é que, se você não está à serviço do País, você só pode ocupar vagas em voos que foram determinados pela FAB, quase como uma carona.
Os voos acontecem para todas as regiões do País, em diferentes datas, e o cidadão comum fica condicionado à disponibilidade de vagas na aeronave.
E os modelos de aviões da FAB são diversos, você pode ir em um turbo-hélice Bandeirante, com capacidade para até 20 pessoas, assim como também pode calhar de viajar em um jato C99, que costuma transportar somente as autoridades do País, já pensou nisso?
O problema é que os voos da FAB não são regulares, dependem das missões para as quais eles são convocados e, por isso, não há como saber ao certo quais são as datas, horários ou os destinos com antecedência.
Como posso viajar de graça por meio da Força Aérea Brasileira – FAB?
Para viajar de graça por meio dos voos da FAB, tanto em território nacional, como internacional, o interessado deve proceder da seguinte maneira: procurar o Correio Aéreo Nacional – CAN mais próximo da sua região e preencher uma ficha de inscrição.
Será necessário também deixar cópias dos seus documentos, como da Carteira de Identidade e Comprovante de Residência, além de, é claro, informar qual o destino pelo qual está interessado. Menores de 18 anos de idade só podem ser inscritos pelos pais ou responsáveis.
Dessa forma, fica realizado o seu cadastro no Correio Aéreo Nacional – CAN e, quando surgir a disponibilidade da vaga, eles mesmos entram em contato com você, confirmando o dia, horário e quantas vagas estão disponíveis no avião da Força Aérea Brasileira – FAB.
Atualmente, existem 17 unidades do Correio Aéreo Nacional – CAN no Brasil, localizados em 14 estados, além do Distrito Federal, uma dica é entrar em contato por meio dos telefones e pedir informações de como realizar um cadastro para sanar qualquer dúvida com relação à esse tipo de viagem.
Os Correios CAN que costumam atender com mais frequência ao público, sobre esse tipo de informação sobre os voos previstos, além de como se faz para se inscrever, são os localizados em São Paulo, Campo Grande, Fortaleza, Canoas e Santa Maria, os dois últimos no Rio Grande do Sul.
Apesar disso, a grande maioria das missões da Força Aérea Brasileira – FAB, quando são agendados os voos da FAB e que, possivelmente, podem ter vagas disponíveis para o cidadão comum são para a região Norte, como São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, e também na região do Pantanal.
Informações úteis sobre como viajar de graça pela FAB
Existe uma extensa lista das bases aéreas existentes no Brasil para você ver qual fica mais próxima da sua região e tentar se inscrever. Para ter acesso à ela, clique aqui.
Como as viagens não são regulares, você já sabe que não tem como conseguir essas informações com muita antecedência. Quando uma viagem surge, as primeiras vagas são dos oficiais da Aeronáutica; as próximas dos oficiais da Marinha; depois dos oficiais do Exército; aí vem a família desses oficiais e, por último, não menos importante, o cidadão comum!
Se você tem ainda alguma dúvida com relação à esse tipo de viagem, pode também acessar a página eletrônica Força Aérea Brasileira – FAB e ver com seus próprios olhos sobre a existência desse direito ao brasileiro civil.
Um detalhe importante é que a inscrição, ou seja, quando você faz o cadastro pelo Correio Aéreo Nacional – CAN, ele só vale dez dias. Isso quer dizer que, se durante esse período você não for chamado, terá que refazer o cadastro e aguardar a próxima chance!
Outra coisa importante de se saber é que não existe limite de peso para as malas na viagem, porém, tem prioridade quem carrega menos malas! E aí, pronto para viajar de graça?
Quem sabe você não tem sorte e consegue viajar de graça, não é mesmo? Boa sorte!
***
***
Importante: Pensando em viajar? Não esqueça do Seguro Viagem!
- 20 maneiras fáceis de economizar dinheiro para viajar
- Como viajar para fora do país 3 vezes por ano com um salário regular?
- Tailândia: relato de viagem
- 12 técnicas incríveis para comprar passagens aéreas mais baratas
- Você será mais feliz se desapegar das coisas e ir viver experiências
- 20 dicas para planejar uma viagem por conta própria – Guia de viagem
- Seguro Viagem: Devo ou não contratar para viajar?
- 8 mitos sobre viajar sozinha que foram desmascarados
Vai Viajar?
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem. Nós não viajamos sem seguro nunca. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa.
Reserve o seu hotel no nosso parceiro Booking.
Compre seus passeios online e evite surpresas!
Compre seu cruzeiro pagando menos e em até 12x sem juros.
Edite suas suas fotos com 1 clique!
Você também pode gostar de:
Link permanente
Quero viajar pela força armada ,